Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e UFDPar assinam termo de cooperação técnica para desempenho de atividades administrativas e tecnológicas

Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2024, 17h30

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica, em cerimônia realizada no gabinete da reitoria da UFDPar. Este acordo, que destaca a liderança e o suporte contínuo da UFPI, tem como objetivo garantir a continuidade de diversos serviços e promover a integração entre as duas instituições até que a UFDPar desenvolva seus próprios regulamentos e sistemas operacionais.

WhatsApp Image 2024 06 27 at 17.18.46

Reitor Prof. Gildásio Guedes Fernandes, em companhia de (da esquerda para a direita) Prof. Vicente Borges, Vice-reitor da UFDPar; Prof. João Paulo Macedo, Reitor da UFDPar; e Rafael Araújo Sousa Farias, Pró-Reitor de Administração da UFDPar. Foto: ASCOM/UFDPAR.

Assinado pelos reitores Prof. Gildásio Guedes Fernandes, da UFPI, e Prof. João Paulo Sales Macedo, da UFDPar, o acordo prevê a manutenção do Regimento Geral da UFPI e outras normatizações pertinentes enquanto os instrumentos normativos da UFDPar estão em desenvolvimento e aguardam aprovação pela Administração Superior da Instituição.

O Reitor Prof. Gildásio Guedes Fernandes destacou a intenção e a importância do encontro com os gestores, fortalecendo os laços entre as duas instituições.

"A reunião técnica, realizada a pedido do Reitor João Paulo Sales Macedo, visa à continuação do apoio da Universidade em áreas específicas, como normativas e o SIGAA. A UFPI reforça seu apoio institucional a UFDPar, um antigo campus nosso, construindo alianças e prestando bons serviços", afirmou.

O acordo também abrange a cooperação na gestão patrimonial entre as duas universidades até a conclusão do inventário detalhado da UFDPar, que está em andamento. Outro ponto crucial é a continuidade do uso dos sistemas de gestão acadêmica e administrativa (SIGAA, SIGRH e SIPAC) mantidos pela UFPI, fundamentais para a operação das universidades, gerenciando registros de alunos, funcionários, contratos e serviços administrativos. Os primeiros módulos dos Sistemas SIGRH e SIPAC da UFDPar estão em fase avançada de treinamento pelos setores responsáveis.

Além disso, o acordo assegura a continuidade dos contratos administrativos que envolvem as duas instituições até serem sub-rogados pela UFDPar, conforme o cronograma estabelecido, promovendo a manutenção dos serviços já existentes e assegurando uma transição harmoniosa dos contratos e serviços para a UFDPar.

Participaram da reunião, além dos reitores, o vice-reitor da UFDPar, Vicente Borges, e o Pró-Reitor de Administração da UFDPar, Rafael Araújo Sousa Farias. A assinatura do acordo fortalece os laços de cooperação entre UFPI e UFDPar, em prol do fortalecimento da educação pública superior, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada no estado do Piauí.

*Com informações da UFDPar.