Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto “SER TÃO SOL” auxilia agricultura familiar a partir do uso de energia solar
Início do conteúdo da página

Projeto “SER TÃO SOL” auxilia agricultura familiar a partir do uso de energia solar

Imprimir
Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2024, 14h39
 
                          WhatsApp Image 2024 06 27 at 08.41.49
 Membros do projeto de extensão “SER TÃO SOL”
O projeto de pesquisa e extensão “SER TÃO SOL” é uma ação da Liga Acadêmica de Energia Solar da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Realizado por professores e discentes dos cursos de Engenharia Elétrica e Energias Renováveis, o projeto tem como objetivo principal levar energia solar para quem necessita na região rural, com foco especial no bombeamento de água para agricultores e agricultoras familiares de baixa renda.
 
De acordo com o professor Albemerc Moura, líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar do Piauí, o foco do projeto é auxiliar a agricultura familiar, alinhando-se à formação dos discentes, aos objetivos de movimentos sustentáveis e à transição energética justa. Ele comentou a respeito das metas do “SER TÃO SOL” e do uso da energia fotovoltaica: “A ideia é levar essa tecnologia para o homem e a mulher do campo que necessitam, especialmente, de água para produzir. Muitas vezes, essas pessoas têm um poço ou uma fonte de água disponível, mas devido a dificuldades financeiras, falta de eletricidade ou distância do ponto de eletricidade para o local onde está a água, não conseguem retirar essa água do subsolo para uso produtivo”, explicou.
WhatsApp Image 2024 06 27 at 08.41.48
Professor Albemerc Moura
 
O docente afirmou ainda a possibilidade de incluir mais cursos dentro do projeto multidisciplinar. “Queremos envolver o pessoal do curso de Tecnólogo em Agroecologia do CTT. É uma iniciativa interdisciplinar que abrange vários objetivos de desenvolvimento sustentável”, frisou.
 

A aluna do curso de Engenharia Elétrica e vice-diretora de comunicação e marketing da Liga Acadêmica de Energia Solar - LASOL UFPI, Teresa Cristina Soares de Carvalho, relatou que a experiência em participar do projeto tem sido recompensante. “Com o sistema de bombeamento solar há o melhoramento na agricultura, pecuária, e principalmente a saúde e o bem-estar das famílias. É bastante gratificante ver a alegria nos olhos das famílias que irão irrigar a sua plantação regularmente e ter acesso a água de boa qualidade, garantindo a sua segurança.”, afirmou.

Fim do conteúdo da página