Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pela 8ª vez consecutiva, Curso de Direito da UFPI é agraciado com selo da OAB nacional

Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2024, 17h13

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) mais uma vez se destacou na comunidade pela sua atuação e qualidade de ensino. Em uma solenidade realizada em Brasília (DF), o Curso de Direito da instituição foi agraciado na 8ª Edição do Selo de Qualidade OAB Recomenda - "O Fortalecimento da Advocacia Brasileira a partir do Ensino Jurídico de Excelência". O evento, ocorrido no dia 19 de junho, marcou a 8ª vez consecutiva que a graduação recebe essa honraria.

WhatsApp_Image_2024-06-26_at_16.55.17.jpeg

Curso de Direito da UFPI é premiado com selo da OAB nacional

Na ocasião, o curso foi representado pelo Prof. Lucas Nogueira do Rêgo Villa Lages, Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, e pela Profa. Christianne Mattos de Paiva, Coordenadora da graduação.

Desde a primeira edição, o Curso de Direito da UFPI tem sido homenageado pela OAB. O Selo de Qualidade OAB é uma premiação instituída pelo Conselho Federal da Ordem desde 1999, com o objetivo de proteger e garantir a qualidade do ensino jurídico no Brasil. Os cursos de Direito são agraciados com base na avaliação do desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/INEP) e no Exame de Ordem. Segundo o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, há mais de 1900 cursos de Direito no Brasil, mas apenas 10% possuem o reconhecimento da entidade.

WhatsApp_Image_2024-06-26_at_16.55.18_1.jpeg

Selo o qual o Curso foi agraciado no dia 19 de junho

Para o Reitor Gildásio Guedes, o reconhecimento do Curso de Direito da UFPI é resultado da dedicação incansável de todos os envolvidos na graduação. “Este selo oferece uma avaliação externa aos cursos na área de Ciências Jurídicas e o nosso recebeu essa avaliação muito positiva. Já recebemos essa deferência há muito tempo e acreditamos que somos merecedores pela qualidade do curso, dos seus docentes e alunos”, declarou.

O Prof. Lucas Nogueira do Rêgo Villa Lages, ao relembrar a história do curso e sua trajetória na UFPI, destaca com orgulho a satisfação de integrar o corpo docente da graduação. Segundo ele, este sonho se renova a cada dia. “Este ano, nosso curso novamente ficou na primeira posição em aprovação no Exame de Ordem da OAB entre os cursos de Direito do Piauí. Além disso, recebemos nota máxima no ENADE (nota 5), o que demonstra a qualidade dos nossos alunos. Vale ressaltar que o curso possui um corpo docente composto quase integralmente por doutores, com grande produção e intensa atividade nas áreas de pesquisa e extensão”, enfatizou.

Como ex-aluna do Curso de Direito da UFPI, tendo participado de atividades de pesquisa e monitoria, e atualmente Coordenadora da graduação, a Profa. Christianne Mattos de Paiva não esconde o apreço pelo corpo docente e discente da universidade. “A confirmação do selo torna pública a excelência dos alunos e professores da UFPI. O resultado confirma a qualidade do ensino ministrado pelos docentes e a dedicação dos discentes. O selo atribuído ao nosso curso reconhece o desempenho e a qualidade acadêmica e profissional dos futuros advogados e demais profissionais no Piauí e em outros estados”, frisou.

História do Curso de Direito da UFPI

A Faculdade de Direito do Piauí (FADI) foi fundada em 1931. Ao longo de seus 93 anos de ensino, o reconhecimento nacional da excelência do Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI) o consolida como um dos mais antigos do país, continuando a formar discentes de maneira exemplar.

A FADI foi uma das precursoras na formação da UFPI. Em 1971, juntou-se a outras faculdades existentes, como a Faculdade de Medicina, instituição estadual; a Faculdade de Filosofia, criada pela Igreja Católica; a Faculdade de Odontologia, criada por profissionais da área com o apoio do governo do estado; e a Faculdade de Administração, com sede em Parnaíba e criada pela iniciativa privada, formando algo maior que impulsionou o ensino e a educação no Piauí.