Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dissertação do mestrado profissional em saúde da mulher é finalista do Autocuidado em Saúde ACESSA

Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2024, 16h35

O trabalho “Desenvolvimento de um software de autocuidado e monitoramento da gestação de alto risco: uma estratégia para redução da mortalidade materna no Piauí da aluna egressa do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher – nível Mestrado Profissional, Joselma Maria Oliveira Rodrigues Alves, sob orientação da Professora Lis Cardoso Marinho Medeiros, está entre finalistas do Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA – 2024 na categoria “Uso Racional de MIPs e Outros Produtos”. Os vencedores serão apresentados em cerimônia no dia 10 de julho, em Brasília.

a0695595-925d-4cbd-9318-13cc9c5ec2a5.jpgImagem do software desenvolvido

Segundo Joselma Alves, o estudo possibilitou o desenvolvimento de um software “GestarSaúde” para dispositivos móveis tendo como público alvo profissionais que atuam na atenção à saúde materna e para gestantes classificadas de alto risco. “Além de proporcionar o auto monitoramento e autocuidado durante o pré-natal, conhecimento atualizado sobre recomendações de prática clínica e da forma como estão organizados os protocolos estaduais e os serviços de atenção à saúde materna, o software representa uma ferramenta de contribuição para a redução da mortalidade materna e melhorias na assistência prestada à gestante de alto risco no Piauí”.

O software apresenta também mapas e figuras que esclarecem sobre o fluxo de atendimento e a localização de hospitais e Unidades Básicas de Saúde de referência. Na parte voltada aos profissionais de saúde materna, há recomendações de práticas clínicas, com links para estudos que subsidiam informações a respeito de diagnóstico, fatores de risco e protocolos de atendimento de intercorrências.

Segundo a professora Lis Marinho, orientadora do estudo, a tecnologia representa um instrumento inovador e fortalecedor das ações já implementadas para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para redução da mortalidade materna no Piauí. “A pesquisa oferece um potencial de melhorar a cobertura e a qualidade das práticas e serviços de saúde, facilitar a comunicação direcionada as gestantes por meio de lembretes e mensagens de promoção de saúde, a fim de estimular a demanda por serviços e ampliar o acesso às informações de saúde”, disse.

Professora Lis explica que atualmente, o software está sendo usado como em outra pesquisa do Mestrado Profissional em Saúde da mulher, por meio da Mestranda Auridene Maria Da Silva Moreira De Freitas Tapety, ingressante no programa em 2022, com o trabalho “Software (GESTAR) de autocuidado para gestantes: avaliando o impacto na saúde materna” que tem o objetivo de implantar o software e avaliar seu impacto na saúde da gestante de risco.

f598e315-99d7-4343-ad9f-eec68fcfd3ef.jpgNa foto, Joselma Alves e Lis Marinho

De acordo com explicação de Auridene Tapety, os dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), verificou durante o período de 2006 a 2016 um total de 6267 óbitos maternos na região Nordeste, dos quais 464 foram no estado do Piauí. Diante da taxa, ainda elevada, de Mortalidade Materna (MM) no Estado, são necessárias estratégias que contribuam para a redução desse quadro. “A utilização do software de autocuidado por gestantes de alto risco pode ter o potencial de minimizar, através do acesso facilitado à informação de fontes seguras, desfechos desfavoráveis nas mulheres cuja gestação é de risco elevado”.

A professora Lis explica ainda que a pesquisa de implantação do software GestarSaúde está sendo realizada em mulheres gestantes de alto risco que estão sendo acompanhadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Oeiras-PI.

“A pesquisa já passou pela fase de aplicação de questionário para conhecimento acerca da identificação de sinais e sintomas presentes na gestação de alto risco e dos procedimentos envolvendo o atendimento e acompanhamento aquedado das gestantes, em seguida foi implantado o software nos celulares com sistema operacional Android do público-alvo, onde será utilizado por três meses”, disse.

Sobre o Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA

O Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA tem por objetivo selecionar e divulgar campanhas, programas, cartilhas, guias, estudos e pesquisas relacionados ao conceito de autocuidado, qualidade de vida e boas escolhas em saúde e assim dar visibilidade e reconhecer a iniciativas em prol do autocuidado como um complemento fundamental à saúde pública

O prêmio é voltado a profissionais advindos de setor público, privado, terceiro setor e startups do país, o prêmio conta com três categorias – Comunicação em Saúde e Autoconhecimento; Promoção à Saúde; e Uso Racional de MIPs & Outros Produtos –, além de um reconhecimento especial de Gestão Pública para o Autocuidado.

Confira os finalistas aqui: https://premioautocuidadoacessa.com.br/conheca-os-finalistas-da-edicao-de-2024