Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Bom Jesus tem seu primeiro aluno a realizar Doutorado sanduíche internacionalmente

Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2024, 15h41

O doutorando Marcos Paulo Rodrigues Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA), tornou-se o primeiro aluno do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), localizado em Bom Jesus, a realizar um Doutorado Sanduíche internacionalmente. Ele está atualmente desenvolvendo parte de seu doutorado na Universidad Nacional Toribio Rodríguez de Mendoza de Amazonas, no Peru, com uma bolsa aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

WhatsApp Image 2024 06 26 at 14.57.31

Discente do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE-UFPI), Marcos Paulo Rodrigues Teixeira.

Marcos Paulo é graduado em Engenharia Florestal, mestre em Solos e Nutrição de Plantas e agora doutorando do PPGCA, tendo realizado toda sua formação acadêmica no CPCE. Para ele, essa conquista é resultado de um esforço contínuo e representa um momento de agradecimento e realização pessoal e profissional.

“Saber das dificuldades enfrentadas e ver onde posso chegar é a materialização de sonhos, e o reconhecimento de anos de esforços dedicados à minha formação se tornando realidade. A experiência de viver o Doutorado Sanduíche é única e será uma troca rica de conhecimento profissional que levarei para o resto da minha vida. É uma felicidade imensa poder compartilhar esse momento com todos os responsáveis por essa conquista, primeiramente com Deus, que fez tudo ser possível, minha família, meu orientador Dr. Yuri Jacques, minha Instituição de ensino (CPCE/Bom Jesus/UFPI) e o PPGCA”, afirma Marcos Paulo.

O diretor do Campus Professora Cinobelina Elvas, Professor Everaldo Moreira, destacou a importância desse marco para a Instituição, sobretudo os estudantes, que podem ver em Marcos Paulo um exemplo a ser seguido.

“Para a direção do CPCE, é um marco significativo ter o primeiro doutorando fazendo doutorado Sanduíche. O campus, em seus 18 anos de existência, possui uma pós-graduação robusta e é o único da Universidade Federal do Piauí a oferecer doutorado fora de Teresina. A internacionalização impulsionada pelo Marcos trará muitos benefícios, fortalecendo os indicadores do programa. Espera-se que Marcos seja o primeiro de muitos alunos a seguir esse caminho. É importante ser ele, por fazer toda sua trajetória acadêmica no CPCE, demonstrando a relevância do campus Professor Cinobelina Elvas para a região”, conclui o professor Everaldo Moreira.

Marcos Paulo está sob orientação do Professor Yuri Jacques, docente permanente do PPGCA, e supervisionado pelo Professor Segundo Manuel Oliva Cruz, da instituição parceira no Peru. Como parte de seu projeto de doutorado na área de Conservação do Solo e da Água, ele desenvolverá atividades de pesquisa em uma área de estudo no Peru durante um período de seis meses.

O Campus Professora Cinobelina Elvas, com 18 anos de história, se consolida como um divisor de águas na região, mostrando sua capacidade de formar profissionais altamente qualificados e de promover a internacionalização e o intercâmbio de conhecimentos.

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2024 06 26 at 14.57.31 3

Campus de Bom Jesus tem seu primeiro aluno a realizar Doutorado sanduíche internacionalmente. FOTO: Arquivo Pessoal.

WhatsApp Image 2024 06 26 at 14.57.31 2

WhatsApp Image 2024 06 26 at 14.57.31 1