Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dia das Mulheres na Engenharia: Evento debate e comemora a inserção das profissionais

Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2024, 14h22

O Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (CT-UFPI) promoveu nesta quarta-feira (26) um evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, com o tema “O que pode ser melhorado pelas mulheres na Engenharia”. Ministrado pela coordenadora adjunta do evento, Mayra Fernandes, a equipe foi composta exclusivamente por mulheres, tanto docentes quanto discentes, reforçando a importância da representatividade feminina na engenharia. Para Mayra, o evento oferece uma perspectiva sobre o lugar da mulher engenheira, suas dificuldades na área, com o objetivo de promover discussões e criar um espaço para que as mulheres dialoguem sobre o tema.

31977fa7-7e8e-47ca-acae-0e9bfe460d81.jpgAbertura contou com a presença de bateria da Atlética do curso de Engenharia Civil

“O evento está em sua terceira edição, desde 2022, quando começamos a comemorar internamente o Dia Internacional da Mulher na Engenharia na UFPI. Este é um evento que ocorre a nível internacional através da Sociedade Feminina de Engenharia Britânica. Nosso intuito é trazer a discussão e propiciar o espaço para que as mulheres se encontrem, dialoguem e compartilhem desafios, considerando que a engenharia é historicamente um campo predominantemente masculino, e pretendemos mudar isso”, disse a professora Mayra Fernandes.

A vice-diretora do Centro de Tecnologia da UFPI, professora Giovana Espindola, comentou sobre suas expectativas em relação ao evento e sobre a importância da data para as mulheres atuantes na área.

“É um dia importante, não só na universidade, mas também em nossos ambientes de trabalho e nas áreas de pesquisa. É um momento crucial para discutirmos a questão da igualdade de gênero, das mulheres em papéis de poder e liderança, e em suas contribuições nas linhas de pesquisa e questões profissionais. Estamos todas muito felizes. O CT se sente muito honrado em receber esse evento, em trazer colegas da UESPI e de outras instituições. Desejamos a todos um excelente evento”, declarou Giovana Espindola.

2dc6ef89-2487-44ac-92d9-50c506625438.jpgVice-Diretora do CT/UFPI, Giovana Espindola

Questionada sobre a importância do evento para sua vida pessoal, Margarita López, coordenadora do curso de Engenharia Civil da UESPI, comentou que o evento é de suma importância para todas as áreas de atuação de uma mulher, seja profissional ou pessoal, e que pretende contribuir compartilhando seu conhecimento com todos os presentes.

“Agradeço o convite da UFPI para fazer parte do evento. Acho muito importante discutirmos ideias sobre o desenvolvimento da mulher, não só na profissão, mas em todas as áreas. Isso é aplicável a qualquer campo, tanto no desenvolvimento quanto na vida pessoal. Espero trazer um pouco do meu conhecimento e também aprender, pois essas trocas de ideias são muito enriquecedoras. Ajudam no desenvolvimento pessoal, profissional e como mulher”, destacou.

4e1fdf65-6e57-4545-bb67-4c64e14d8d02.jpgProfessora de Engenharia Civil da UESPI, Margarita López

A aluna de Engenharia Civil da UFPI, Ana Maria Mendes, falou sobre sua experiência no evento e ressaltou a importância de debates como este para enfrentar os problemas comuns que as profissionais podem encontrar, estando em um espaço predominantemente masculino.

“É uma oportunidade para nós, mulheres, aprendermos umas com as outras, com tantas engenheiras que passaram por diversas situações na engenharia. É importante ter esse evento onde podemos compartilhar experiências e pensar juntas em como melhorar o dia a dia das mulheres na engenharia e buscar soluções para os problemas que ainda enfrentamos. Foi bastante enriquecedor e cheio de oportunidades”, finalizou.

f5f279b8-7a61-409a-a99b-a9d5c1a1d8a4.jpgDiscente de Engenharia Civil da UFPI, Ana Maria Mendes

Na abertura do evento, estiveram presentes a professora Mayra Fernandes (coordenadora adjunta), a coordenadora do curso de Engenharia Civil da UESPI, Margarita López, a professora Giovana Espindola (colaboradora), a professora Daniella Tavares (colaboradora), a diretora do CTU/UESPI, Artemária Coêlho, integrantes da atlética de Engenharia Civil, juntamente com as alunas Ana Maria Mendes, Isabella Martins, Karine Morais, Nina Maria Alves e Thalyla Ibiapina.

a6b8c1f8-4ecd-4537-9c51-487bf75ace49.jpgMesa de discussão

Ao longo do dia, houve a apresentação dos projetos "Protagonistas - Mulheres na Engenharia de Produção", "Projeto Safira - Mulheres na Engenharia: o Despertar Começa na Escola" e "Mulheres e Igualdade de Gênero na Engenharia: Um Relato da Atuação na Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás", a partir das 14h. Às 15h30, seguiram palestras de engenheiras que atuam em diferentes áreas, falando sobre o mercado de trabalho e suas experiências.

Para mais informações, clique aqui.