Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Evento em alusão ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia ocorre na quarta-feira (26)

Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2024, 17h10

Nesta quarta-feira, dia 26 de junho, o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (CT-UFPI) promove a terceira edição do evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia.

Com o tema “O que pode ser melhorado pelas mulheres na Engenharia”, a iniciativa busca fortalecer e celebrar as conquistas das mulheres que atuam nesse campo, além de debater os desafios enfrentados por elas em um ambiente ainda predominantemente masculino.

Snapinsta.app 448372615 1474340436781496 8860478350930823829 n 1080

A professora do Departamento de Recursos Hídricos, Geotecnia e Saneamento Ambiental, Luciana Barbosa, uma das organizadoras do evento, enfatiza a importância da celebração e do diálogo sobre a presença feminina na Engenharia.

"O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é um momento de celebração e de fomentar debates sobre a presença das mulheres nessas áreas que, ao longo dos anos, foram predominantemente masculinas. O objetivo é conectar mulheres que atuam nessas áreas e também incentivar que outras possam vislumbrar essas áreas no seu futuro", afirma a docente.

Com a expectativa de reunir um número relevante de participantes, a organização do evento também planeja realizar novas edições no futuro, a fim de continuar fomentando discussões e promovendo a integração das mulheres na Engenharia.

A programação do evento inclui mesas redondas com a participação de engenheiras que ocupam cargos de destaque, apresentação de projetos desenvolvidos por mulheres na Engenharia e discussões sobre o mercado de trabalho e as experiências vivenciadas pelas profissionais.

O evento conta com uma equipe organizadora composta exclusivamente por mulheres, tanto docentes quanto discentes, reforçando a importância da representatividade feminina na Engenharia. Entre as professoras envolvidas na organização estão professora Mayra Fernandes (coordenadora adjunta), professora Giovana Espindola (colaboradora) e professora Daniella Tavares (colaboradora), juntamente com as alunas Ana Maria Mendes, Isabella Martins, Karine Morais, Nina Maria Alves e Thalyla Ibiapina.

A abertura do evento está marcada para às 09h, com a presença da Vice-diretora do CT/UFPI, Prof. Giovana Espindola; da diretora do CTU/UESPI, Artemária Coelho; e apresentação da animada Bateria Britadeira, da Atlética Garra, do Curso de Engenharia Civil. Ao longo do dia, os participantes poderão acompanhar as mesas-redondas, interagir com as palestrantes e participar de debates sobre temas relevantes para a presença das mulheres na Engenharia.

Para mais informações e inscrição, clique aqui.