Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRPG inicia Seminários para fortalecimento da Pós-Graduação da UFPI

PRPG inicia Seminários para fortalecimento da Pós-Graduação da UFPI

Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2024, 14h51

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-11.jpg

Solenidade de abertura realizada no Auditório do Departamento de Enfermagem

Teve início na manhã desta segunda-feira (24), no Auditório do Departamento de Enfermagem, o VII Seminário de Acompanhamento e o I Seminário de Avaliação Quadrienal. Os eventos têm como objetivo discutir o diagnóstico, planejamento, socialização de experiências e avaliação sistemática dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Além disso, representam o esforço da Administração Superior em fortalecer e melhorar as notas dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Instituição, em relação à avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-6.jpg

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

Em seu pronunciamento, a Pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, destacou a importância do evento, ressaltando o papel da pós-graduação como fonte de produção de conhecimento. “O Seminário será um diagnóstico dos programas após três anos da última avaliação, que ocorreu de 2017 a 2020. O resultado da avaliação de um programa é coletivo, envolvendo toda a coordenação, docentes, discentes e técnicos. Todos somos responsáveis pela nossa avaliação. A pós-graduação é essencial, pois traz recursos para a Universidade, permitindo a realização de pesquisas. Atualmente, temos estudantes de mestrado e doutorado que trabalham conosco, possibilitando a execução dessas pesquisas”, declarou.

O evento, que ocorre até 29 de julho, conta com uma programação dividida nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências da Vida, Humanidades, Exatas, Tecnológicas, Multidisciplinares e Profissionais. As discussões serão realizadas nos seguintes locais: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), Sala de Vídeo II - Joaquim Dias (CCHL), Auditório do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT) e Sala de Vídeo II - Joaquim Dias (CCHL).

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA.jpg

Professor Helder Buenos Aires de Carvalho

Para o professor Helder Carvalho, membro do Comitê de Humanidades, os seminários de acompanhamento e avaliação são fundamentais para o fortalecimento dos PPGs da UFPI. “Os seminários são um processo intrínseco ao crescimento da pós-graduação. A autoavaliação tornou-se uma parte essencial do desenvolvimento dos programas. Os processos de avaliação que, durante décadas, melhoraram as universidades e faculdades privadas são o motor do avanço das nossas atividades. Quero destacar que a tarefa de melhoria da universidade é nossa, de todos os que fazem a universidade, sejam docentes ou estudantes”, afirmou Helder Carvalho.

As professoras do Departamento de Enfermagem e membras do Comitê de Assessoramento da PRPG, Lia Moura e Márcia Astrês Fernandes, também estiveram presentes na solenidade de abertura. Lia Moura parabenizou a organização do evento feita pela professora Regilda Moreira-Araújo e destacou a importância do debate. “O grande diferencial da professora Regilda é a sua capacidade de agregar como Pró-Reitora, aproximando os coordenadores dos PPGs. Estamos no sétimo ano e teremos dois programas por dia, com tempo para discussão. As críticas serão construtivas, pois fomos avaliadores e entendemos os papéis. Com certeza, o evento será um sucesso. Espero a participação de todos nas apresentações.”, disse Lia.

A professora Márcia Astrês ressaltou que os seminários são primordiais para estimular novos direcionamentos e frentes de crescimento para os programas. “Estamos trabalhando para que os programas alcancem novos conceitos. Isso é benéfico para a Universidade, para a sociedade e para a comunidade universitária. Contamos com o apoio, não apenas dos coordenadores, mas também dos professores que compõem os programas, nessa construção coletiva para alcançar uma melhor qualidade. Todos ganham”, pontuou.

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-4.jpg

Diretora do CCHL, Edna Joazeiro

A Diretora do CCHL, Edna Joazeiro, expressou satisfação ao representar os diretores de centro da UFPI e participar do evento que fortalece a ciência no Estado. Ela reiterou o trabalho árduo de todos que contribuem para a produção de conhecimento no Piauí. “O momento de avaliação e acompanhamento é uma oportunidade para reconhecer os méritos no caminho seguido. Agradeço a oportunidade de representar os diretores de centro da UFPI. Cumprimento todos que trabalham arduamente para produzir ciência e defender argumentos. Se cada um não se dispusesse a desbravar, com certeza não fortaleceríamos o Piauí, o Nordeste e o Brasil. Teremos muito a contribuir para o fortalecimento da democracia, da ciência e da produção do conhecimento neste país”, finalizou.

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-2.jpg

Mesa de abertura

Na solene abertura, estiveram presentes os componentes do Comitê de Acompanhamento da Qualidade da Pós-Graduação, Helder Buenos Aires de Carvalho, Maria Eliete Moura Batista, Márcia Astrês Fernandes, Gustavo Silvano Batista e Fábio Abreu Passos; a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira-Araújo; a Diretora do CCHL, Edna Joazeiro; a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR), Maria do Socorro Pires e Cruz; e o Coordenador dos Programas Stricto Sensu da PRPG/UFPI, Francisco de Assis do Nascimento.

Confira a programação completa.

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-9.jpg