Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza VII Seminário de Acompanhamento e I Seminário de Preparação para Avaliação Quadrienal - CAPES

Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2024, 10h07

WhatsApp_Image_2024-06-21_at_16.33.51.jpeg

Com o objetivo de promover discussões sobre o diagnóstico, planejamento, socialização de experiências e avaliação sistemática dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) inicia, a partir desta segunda-feira, 24 de junho, o VII Seminário de Acompanhamento e o I Seminário de Avaliação Quadrienal.

O evento, que se estende até 29 de julho, conta com uma programação dividida nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências da Vida, Humanidades, Exatas, Tecnológicas, Multidisciplinares e Profissionais. Esta ação representa o esforço da Administração Superior da UFPI em fortalecer e aumentar as notas dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Instituição, no que diz respeito à avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, o Seminário de Acompanhamento da Pós-Graduação ocorre anualmente desde 2018, quando foi instituído um comitê de acompanhamento da qualidade da pós-graduação. “A cada edição do evento, fazemos ajustes com o intuito de orientar os coordenadores e seus respectivos Programas de Pós-Graduação sobre o preenchimento de dados na plataforma Sucupira. Nesse sentido, é preciso considerar que estamos no último ano da avaliação quadrienal da CAPES (2021-2024), portanto, otimizar este trabalho é fundamental para que nossos programas continuem em ascensão”, afirmou.

A grande novidade deste ano é o Seminário de Preparação para Avaliação Quadrienal - CAPES. “Serão quase dois meses de atividades, uma vez que, a cada dia, trabalharemos com dois PPGs, além da equipe da PRPG e do Comitê de Assessoramento. Assim, cabe destacar a importância da presença dos coordenadores dos programas, docentes, discentes e técnicos. O diagnóstico e a preparação para a avaliação da CAPES compreende ações do corpo acadêmico como um todo, por isso, é necessária a participação de todos”, frisou a Pró-Reitora.

O professor Helder Carvalho, membro do Comitê de Humanidades, explica a função da consultoria na avaliação quadrienal. "Acompanhamos as atividades dos programas e oferecemos uma perspectiva externa. Os consultores são profissionais com experiência no processo de avaliação e no trabalho de graduação. Esse olhar externo é fundamental para aumentar a precisão na consideração das questões avaliadas. A consultoria visa ao aperfeiçoamento das atividades dos programas da UFPI, de modo que eles possam sempre melhorar, aumentando suas notas e destacando-se no que têm de melhor", afirmou Helder.

Para o professor Edvani Muniz, do Comitê de Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinares, o evento funciona como uma troca de experiências com a mesma finalidade: a melhoria das notas avaliativas de cada programa. "Temos adquirido experiência na avaliação e na condução da área de materiais, e podemos compartilhar essa experiência para melhorar a Pós-Graduação Stricto Sensu na UFPI. A partir de 24 de junho, teremos um evento crucial, especialmente neste final de quadriênio, quando os Programas de Pós-Graduação de todas as 50 áreas da CAPES serão avaliados, com resultados previstos para 2025. Durante este seminário de acompanhamento, os membros do comitê de assessoramento da PRPG e os servidores analisarão e sugerirão melhorias para que os relatórios sejam bem estruturados e elaborados", destacou

O evento se apresenta como uma oportunidade de aperfeiçoar os trabalhos de cada programa. Durante seu transcurso, as coordenações de cada programa apresentarão respostas às questões relacionadas à Avaliação realizada pela CAPES, que visa estimar a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado ofertados pela instituição.

As professoras Maria Eliete Batista Moura (Lia Moura) e Márcia Astrês Fernandes, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, são membros do Comitê de Assessoramento da PRPG para o desenvolvimento do Programa de Acompanhamento da Qualidade da Pós-Graduação e representam o Colégio de Ciências da Vida – CAPES. Lia Moura comenta sobre a participação do Comitê no evento. "Nossa participação no VII Seminário de Acompanhamento e I Seminário de Preparação para Avaliação Quadrienal – CAPES tem como objetivo contribuir para a qualificação e consolidação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPI, por meio da avaliação de cada programa do Colégio de Ciências da Vida durante o evento", destacou a professora.

Por último, vale salientar que o Comitê de Acompanhamento da Qualidade da Pós-Graduação é composto por Helder Buenos Aires de Carvalho, Jairo de Carvalho Guimarães, Maria Eliete Moura Batista, Márcia Astrês Fernandes, Edvani Curti Muniz, Édson Cavalcanti da Silva Filho, Gustavo Silvano Batista e Fábio Abreu Passos.

Abertura oficial

A cerimônia de abertura do evento acontece no Auditório do Departamento de Enfermagem (PPGENF), na segunda-feira (24), às 8h30, e contará com uma palestra sobre a avaliação dos Programas de Pós-Graduação da UFPI nos últimos três anos, ministrada pela Pró-Reitora Regilda Moreira-Araújo. A programação restante do evento será realizada no Auditório da Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf).

A programação completa pode ser acessada aqui.