Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI lança edital do Programa de Bolsa Produtividade em Pesquisa e em Desenvolvimento Tecnológico (PQ-DT/UFPI) 2024-2025

Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2024, 15h47

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), está com as inscrições abertas para o Edital do Programa de Bolsa Produtividade em Pesquisa e em Desenvolvimento Tecnológico (PQ-DT) da UFPI 2024-2025.

O edital tem como objetivo principal aumentar a competitividade da UFPI junto às agências de fomento, incentivando os pesquisadores da instituição a submeterem projetos às Chamadas do CNPq.

Direcionado para todos os pesquisadores proponentes à Chamada CNPq Nº 09/2023 para concessão de Bolsa na modalidade Produtividade em Pesquisa (PQ), ou à Chamada CNPq Nº 04/2023 para concessão de Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) que tiveram aprovação no mérito, mas não foram contemplados com bolsa por questões orçamentárias, o prazo de inscrição vai até o dia 28 de junho, conforme estabelecido no Edital.

A PROPESQI destaca que os professores inscritos no Edital do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) 2024-2025 poderão aproveitar a pontuação obtida e dispensarem o preenchimento da tabela e dos comprovantes de pontuação.

Vagas disponíveis

Cada grande área será contemplada, pelo menos, 2 vezes, desde que tenha proposta deferida, totalizando 6 bolsas para os proponentes com maior pontuação obtida.

Em seguida, as bolsas serão distribuídas entre os proponentes classificados entre todas áreas do conhecimento considerando-se a ordem decrescente da pontuação total obtida, sendo definido 16 bolsas: o número de 8 bolsas entre os proponentes que submeteram a Chamada CNPq Nº 04/2023 para concessão de Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) e o número de 8 bolsas entre os proponentes que submeteram a Chamada CNPq Nº 09/2023 para concessão de Bolsa na modalidade Produtividade em Pesquisa (PQ).

Os professores pesquisadores da UFPI são convidados, caso se enquadrem nos requisitos, a participar do processo seletivo e aproveitar esta oportunidade para contribuir ainda mais para o desenvolvimento da pesquisa na universidade.

A participação do programa de Bolsa Produtividade em Pesquisa e em Desenvolvimento Tecnológico não apenas incentiva os pesquisadores a submeterem seus projetos às agências de fomento, mas também colabora para a produção científica e tecnológica da UFPI.

Para acesso ao edital e anexos, clique aqui.

Confira ao cronograma completo:

Período de submissão de propostas - 18/6/24 a 28/6/24; (já abertas)

Resultado preliminar da avaliação documental e análise da produção intelectual - 12/7/24;

Período de recurso da avaliação documental e análise da produção intelectual - 15 e 16/7/24;

Resultado dos recursos da avaliação documental e da análise da produção intelectual - 19/7/24;

Resultado final - 19/7/24;

Recebimentos dos Termos de Outorga para implantação da Bolsa (caráter eliminatório, conforme item 12.5 deste Edital) - 19 a 23/7/24;

Início da Vigência das Bolsas para apoio aos Projetos - 1°/8/24;

Envio de comprovante da submissão ao CNPq das Chamadas para bolsas PQ e DT no ano de 2024 - 30º dia após o fim do prazo de inscrição da Chamada;

Final da Vigência das Bolsas para apoio aos Projetos - 31/7/25;

Prazo final de entrega do REO - 2/10/25.