Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Webinário da Liga de Saúde Digital destaca avanços na Telemedicina
Início do conteúdo da página

Webinário da Liga de Saúde Digital destaca avanços na Telemedicina

Imprimir
Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 17h18

WhatsApp_Image_2024-06-18_at_16.48.38.jpeg

Discussão promovida pela Liga Acadêmica de Saúde Digital da Universidade Federal do Piauí (LASD/UFPI)

O segundo webinário da Liga Acadêmica de Saúde Digital da Universidade Federal do Piauí (LASD/UFPI) convidou Luiz Messina para falar sobre Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Com 45 anos experiência em computação, Messina, destacou a importância da colaboração na saúde digital, compartilhou suas experiências e os avanços da RNP, conectando instituições de ensino e pesquisa em saúde. O evento, interativo e com certificação, aconteceu na última sexta-feira (14), por meio do canal da LASD.

O palestrante discutiu como a RUTE estabeleceu a conectividade e serviços para uma unidade de assistência à distância em 140 hospitais universitários, permitindo que especialistas atendam pacientes remotamente. Segundo o pesquisador, desde 2005, investimentos foram feitos para estabelecer infraestrutura de telessaúde. Isso expandiu para oferecer serviços nacionais de tele-diagnóstico em cardiologia, dermatologia e oftalmologia, beneficiando mais de 14 estados.

WhatsApp_Image_2024-06-18_at_16.49.11.jpeg

Luiz Messina fala sobre a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE)

O palestrante discutiu também a história e o impacto da RUTE, que começou com 19 unidades e expandiu para 45, atingindo todos os hospitais universitários federais.  Além disso, a rede RUTE foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e lançada em países da América Latina. Segundo Messina, a aprovação de um Plano Nacional de Prioridade em Saúde Digital permitiu o desenvolvimento de cursos e projetos. A segurança dos dados e a proteção contra ciberataques foram destacadas, com um comitê técnico integrado para prospectar tecnologias em saúde digital.

“A rede proporciona acesso à saúde para os mais desfavorecidos, ajudando a prever problemas de saúde e prevenir danos maiores à população”, destacou Messina.

Além disso, o papel crescente da telemedicina nas grandes cidades foi abordado, com ênfase na segurança e autenticidade dos atendimentos. Messina explica que a RUTE é uma rede consolidada apoiando novos projetos de pesquisa para transformar serviços de saúde digital no Brasil e expressou sua fascinação pela nanomedicina, enfatizando a importância da colaboração e investimento em educação e pesquisa no setor de saúde brasileiro.

O webinário reforçou a importância da adaptação às novas tecnologias e incentivou a colaboração e o investimento em educação e pesquisa para o avanço da saúde digital no Brasil.

Fim do conteúdo da página