Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor do Campus de Floriano participa de evento internacional na Universidade de Cabo Verde

Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 08h39

Imagem_02_-_Apresentação_da_Conferência.jpeg

Professor Leonardo Cabó Martins durante participação de evento internacional

O professor do curso de Licenciatura em Pedagogia, Leonardo Cabó Martins, do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), proferiu a conferência intitulada “Leitura literária na formação inicial e continuada de professores como incentivo à formação do leitor infantil e juvenil: A experiência do PIBID, Área de Pedagogia, CAFS/UFPI” no I Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. O evento, organizado pelo Leitorado Brasileiro do Instituto Guimarães Rosa (IGR) em parceria com a Universidade de Cabo Verde (UniCV), ocorreu de 27 a 29 de maio.

Na ocasião, o docente apresentou a experiência realizada no Projeto Leitura Literária na Escola de Educação Infantil, desenvolvido em creches e pré-escolas da cidade de Floriano – PI, ao longo do biênio 2022-2024. O projeto tinha como objetivo oferecer atividades de leitura literária para crianças matriculadas em creches e pré-escolas que integraram o PIBID, Área de Pedagogia, CAFS/UFPI.

Além disso, o professor participou das atividades do Grupo de Pesquisa de Literatura Infantil e Juvenil de Cabo Verde, visitou o Instituto Guimarães Rosa (IGR), a Biblioteca Nacional e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), conhecendo o Plano Nacional do Livro e Leitura de Cabo Verde e as ações de incentivo e formação inicial e continuada de professores leitores no país.

O I Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil foi promovido com o objetivo de discutir a produção de literatura infantil e juvenil em Cabo Verde, incentivar a pesquisa acadêmica na área e promover a literacia e a leitura. O evento envolveu pesquisadores, educadores, autores, a comunidade, instituições e amantes do livro, além de agentes culturais e do setor.

Confira mais fotos:

Imagem_03.jpeg