Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Bate-Papo Literário apresenta 2ª edição do dossiê "Esperança Garcia: Símbolo de Resistência na Luta pelo Direito"

Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 11h13

Livro_dociê_esperança_garcia_SALIPI_2024-2.jpg

Debate sobre o dossiê "Esperança Garcia: Símbolo de Resistência na Luta pelo Direito"

O último dia do Salão do Livro do Piauí foi marcado pelo lançamento da segunda edição do dossiê "Esperança Garcia: Símbolo de Resistência na Luta pelo Direito", durante o bate-papo literário deste domingo (16). O evento contou com a presença do professor Mairton Oliveira, do departamento de História da UFPI, e da professora de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Andreia Marreiro.

A segunda edição do livro apresenta uma novidade: um quinto capítulo sobre justiça de transição, escrito pela professora e doutora Maria Sueli Rodrigues de Sousa, docente da UFPI no Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ) e que faleceu no ano de 2022. Em seu discurso, Andreia Marreiro destacou a importância conjunta deste trabalho. "Este é o nosso convite, para que possamos sempre lembrar de Esperança Garcia, reconhecendo que Esperança é atitude", afirmou.

A advogada Esperança Garcia é um símbolo na luta pelos direitos da população negra e foi reconhecida em 2022 como a primeira advogada do Brasil. É relevante mencionar que Esperança Garcia foi a homenageada na 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), realizada em 2023.

O professor Mairton Celestino destacou o compromisso comum no lançamento da obra. "Este livro foi resultado de um esforço coletivo, da professora Sueli e de outras pessoas que dedicaram suas vidas ouvindo mulheres negras e pensando como a produção dessas mulheres, que são a base da pirâmide social, inspira as lutas por um mundo justo e digno para todos", completou.