Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Chega ao fim o 22º SALIPI; Professora Maria Sueli Rodrigues será a homenageada da próxima edição

Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 08h19

WhatsApp_Image_2024-06-17_at_14.47.51.jpeg

Encerramento da 22ª edição do SALIPI 2024. Créditos: Jonathan Dourado @opoetadaluz

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Quixote celebraram 10 anos do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), marcando uma década de parceria exitosa. Com o tema "A Leitura é um Estado de Graça", a 22ª edição do evento chegou ao fim no domingo, 16 de junho, após dez dias repletos de arte, cultura e, sobretudo, literatura. Para o próximo ano, a festa literária irá homenagear a professora da UFPI, Maria Sueli Rodrigues, que faleceu em 2022.

SALIPI-5.jpg

Feira e lançamento de livros são atrativos para quem passeia pelo SALIPI

Este ano, o evento contou com o tradicional Seminário Língua Viva, além de lançamentos de mais de 40 livros por autores da UFPI, sendo 20 com o selo da EDUFPI, Editora Universitária. Houve também bate-papos literários, estandes com venda de livros e artigos diversos, apresentações musicais e artísticas, e o Imersão Enem, direcionado aos alunos do Ensino Médio, com revisões dos principais conteúdos do exame.

75d5d5403dae5bf91039d4de397fd5824ee0c294.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes. Foto: Arquivo SCS/UFPI

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou que a edição de 2024 foi, para ele, a mais arrojada, devido à programação, participação dos docentes e à integração da Fundação Quixote com a Universidade. "Estivemos presentes em vários eventos, tanto a Reitoria quanto a Comunicação Institucional, o que demonstra que a UFPI valoriza esse tipo de evento. Faz parte do nosso objetivo construir um elo com a comunidade através de acontecimentos que a própria comunidade gosta de participar e se fazer presente", enfatizou.

3645446c1756db16dc08f06b8a0de38197944eea.jpg

Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes. Foto: Arquivo SCS/UFPI

O presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, comentou sobre o evento e exaltou a troca de conhecimento e experiências que ocorrem todos os anos no Salão. "Durante dez dias, o SALIPI ofereceu espaço para debates, palestras, cursos e partilha de conhecimento", acrescentou.

SALIPI-2.jpg

Evento é composto por uma série de atividades culturais

Por ser um evento que já está no calendário cultural do Piauí, diversas pessoas visitam o SALIPI anualmente. O estudante João Pedro Mello compartilhou sua experiência: "Eu gosto bastante das apresentações musicais e acho legal essa cultura do livro, com várias palestras. É enriquecedor", comentou, aproveitando a oportunidade para comprar livros de psicologia, artesanatos e artigos de papelaria.

O evento também atraiu novos visitantes, como o jovem estudante Sávio Oliveira. "Eu acho que o SALIPI traz esperança, especialmente no contexto brasileiro, onde as pessoas não têm tanto hábito de leitura. Acho que faz nascer uma chama de esperança para os próximos tempos, para o futuro", disse ele.

WhatsApp_Image_2024-06-17_at_14.48.44_1.jpeg

Público prestigia encerramento do evento. Créditos: Jonathan Dourado @opoetadaluz

A 22ª edição do SALIPI encerrou-se com um show dos músicos Chico César e Zeca Baleiro, que apresentaram o disco "Ao Arrepio da Lei", composto em parceria, além de sucessos de suas carreiras solo. O show conjunto animou a plateia e fechou o último dia do evento com uma apresentação marcante.

Confira mais fotos do SALIPI 2024:

SALIPI-4.jpg

SALIPI-8.jpg