Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SALIPI 2024: Literatura Cordel com o tema “mídia folkcomunicacional de negritude”

Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 14h36

Livro_pretas_e_pretos_SALIPI_2024-1.jpg

Aberto Perdigão apresenta seu livro "Pretas e Pretos na Literatura de Cordel: o folheto como mídia folkcomunicacional de negritude" no Bate-Papo Literário

No sábado (15), o escritor Alberto Perdigão realizou a exposição do livro "Pretas e Pretos na Literatura de Cordel: o folheto como mídia folkcomunicacional de negritude" no SALIPI (Salão de Livros do Piauí), na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Durante o evento, ele apresentou os 10 artigos que compõem a obra, analisando diferentes temas da literatura de Cordel e da negritude.

Perdigão destacou a importância do movimento negro e da negritude terem encontrado um espaço de fala no folheto de Cordel, algo que não era tão presente na mídia tradicional. Temas como abolição, escravidão, racismo e o assassinato de Marielle Franco foram abordados de forma única e significativa nesse estilo literário, demonstrando a relevância do Cordel como meio de expressão e representatividade para a comunidade negra.

Além disso, o autor ressaltou a presença de figuras negras no Cordel, evidenciando que este é um espaço inclusivo e representativo para diversos grupos étnicos. "O folheto de Cordel é isso que venho contando aqui. E quais são os temas? A abolição, a escravidão, o racismo, o assassinato de Marielle Franco, figuras que foram prêmio Nobel da paz e que são negros. Então, todos esses temas estão no Cordel, ou não estão na mídia tradicional, ou estão lá na mídia tradicional, mas com uma visão muito branca, digamos assim, ou não negra. Então, este lugar é uma contribuição nova, a pesquisa é inédita, é a primeira do gênero no país, e fico muito feliz de trazê-la aqui para o Piauí, para Teresina, para a Universidade Federal", expressou.

Durante a exposição, foi enfatizado que a classificação é uma questão pessoal e não deve ser um fator determinante na análise do conteúdo das obras. O importante é reconhecer que o folheto de Cordel é um meio de expressão para a negritude, seja do ponto de vista da identidade ou do movimento social e político.

Com essa exposição no SALIPI, Alberto Perdigão reafirmou a importância da diversidade e da representatividade na literatura, evidenciando a relevância do Cordel como um meio de disseminação da cultura negra e da luta por igualdade e reconhecimento.