Bate-Papo Literário sobre o livro "O Piauí Oitocentista"
Com foco em questões de economia, política e diversas temáticas no âmbito sociocultural, o livro "O Piauí Oitocentista" foi lançado na tarde do sábado (15), durante o Bate-Papo Literário do SALIPI. A obra é fruto de pesquisas realizadas por professores do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI: Pedro Vilarinho Castelo Branco, Teresinha Queiroz, Ronyere Ferreira e Talyta Marjorie Lira Sousa.
Professor Pedro Vilarinho
Pedro Vilarinho comentou que a ideia da obra é facilitar e ampliar o aprendizado e o conhecimento sobre instituições, que muitas vezes ficam restritos apenas ao espaço universitário. "Nosso trabalho é facilitar o acesso dos pesquisadores à documentação. Atualmente, um aspecto fundamental é salvar os documentos. Por exemplo, manuscritos ou jornais que usei há trinta anos, quando fiz meu mestrado, não estão mais disponíveis. Então, acho que digitalizar e disponibilizar essa documentação é preservar trabalhos para quem vier depois de nós. Quanto mais pessoas e instituições se envolverem, melhor será", destacou.
A obra apresenta uma ampla análise de várias áreas, com foco especial na história das mulheres, política, mídia, escravidão, mortalidade, navegação, ideais republicanos, artes cênicas, matrimônios e avanço social, abrangendo um período desde o século XIX até os dias atuais.
Os autores destacam a profundidade e relevância de suas investigações, baseadas em estudos empíricos que dialogam com os debates contemporâneos na produção historiográfica.
Confira mais fotos: