Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Para além da aula expositiva: o papel fundamental dos professores na visita de alunos do ensino básico ao SALIPI 2024

Última atualização em Domingo, 16 de Junho de 2024, 18h32

a19fb6b1abff1076dcb9bce9103f76c2d06313ac.jpg

SALIPI ocorre no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI

Entre o público-alvo do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), os estudantes das escolas da educação básica de Teresina representam uma parcela considerável dos participantes do evento. A maioria dos alunos tem acesso ao Salão por meio de passeios escolares, promovidos pelas instituições de ensino, com o intuito de proporcionar uma experiência diferente, que fuja da aula tradicional. Com inúmeras atividades, como palestras, contação de histórias e preparatório para o Enem, o espaço é propício para aulas fora do ambiente escolar.

Professora Carla Carolina acompanha anualmente seu alunos ao SALIPI

Para a professora Carla Carolina, docente da CMEI Planalto Uruguai, a participação dos estudantes no SALIPI é uma oportunidade de incentivar o hábito da leitura entre as crianças. “É um evento que contribui muito para a formação dos nossos estudantes enquanto leitores. Vale muito a pena trazê-los. A escola já desenvolve o projeto de leitura 'De conto em conto, muitas histórias para contar' e a participação no SALIPI agrega bastante. Considero que o Salão é muito importante para as escolas, mas também para a comunidade em geral”, pontuou.

Professora Joana Pereira avaliou como positiva a participação de seus alunos no evento

As crianças da CMEI Rubem Alves, situada no bairro Parque Brasil, zona norte da capital, tiveram a oportunidade de visitar o salão pela primeira vez. Segundo a professora Joana Pereira, a escola já desenvolve algumas ações que visam estimular o hábito da leitura. “Essa é a nossa primeira vinda ao SALIPI e está sendo muito especial. As crianças estão interagindo com as atividades propostas, participando da contação de histórias. Então, é uma oportunidade muito especial. Hoje organizamos a vinda de 20 alunos que estão participando desse momento tão diferente, que traz o aprendizado além dos muros da escola”, destacou.

O SALIPI também é um espaço para intensificar os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesse sentido, a Fundação Quixote criou o programa Imersão ENEM, com a participação de professores de cursinhos preparatórios de Teresina. O projeto estimula a aprendizagem com atividades especiais voltadas para o exame, além de oferecer a possibilidade de os estudantes ganharem bolsas de estudo, livros e materiais didáticos. Os encontros são conduzidos por uma equipe de professores que abrange as disciplinas cobradas no Enem, e as aulas ocorrem no Cine Teatro da UFPI.

A proposta é manter os alunos focados nos estudos, como as turmas do 3º ano do CETI Modestina Bezerra, situado na zona sudeste de Teresina. A professora Danielle Teles acompanhou a turma e comentou a importância desse processo. “Eles estão participando dessa imersão aqui. Participar de uma atividade como essa fora da sala de aula estimula eles a aprender mais. Eu tive a ideia e solicitei à direção da escola para que pudéssemos trazê-los. Estou gostando bastante da organização. A equipe de professores aqui é ótima e a dinâmica das aulas também. Na escola, buscamos trabalhar a interdisciplinaridade, ligando a literatura a outras disciplinas, e trazê-los para o SALIPI é uma oportunidade de aprimorar esse trabalho”, ressaltou a professora.

A professora Danielle Telles enfatizou a importância da iniciativa “Imersão ENEM”

Em sua 22ª edição, o SALIPI se consolida como o maior evento literário do estado do Piauí e segue como uma opção de incentivo à leitura entre os estudantes. Além das diversas atividades alusivas à literatura, a programação conta com shows musicais que enriquecem a experiência dos salipianos. O evento, iniciado no dia 7, termina neste domingo, 16 de junho, com o tema “A Leitura é Um Estado de Graça”, no espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí.