Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SALIPI 2024: Oficina de Escrita Criativa aborda a importância de Ler e Escrever

SALIPI 2024: Oficina de Escrita Criativa aborda a importância de Ler e Escrever

Última atualização em Domingo, 16 de Junho de 2024, 18h19

Espaço que acontece a Oficina de Escrita Literária

O Salão do Livro do Piauí (SALIPI) movimenta o cenário cultural e literário de Teresina durante dez dias, oferecendo muito mais que lançamentos e vendas de livros. O evento proporciona ao público uma experiência enriquecedora e diversificada, com palestras, rodas de conversa, oficinas e cursos. Uma das atrações que se destacou foi a oficina de escrita criativa, que explora o ato de escrever desde a concepção de um tema até a elaboração do texto final.

Ministrantes da Palestra, Daniela Marques à esquerda, Araceli Alves à direita

A oficina foi ministrada pelas professoras de língua portuguesa Araceli Alves e Daniela Marques, integrantes do projeto Leia Mulheres, um grupo de leitura que há sete anos incentiva a leitura de obras de escritoras femininas. A atividade ocorreu no espaço Estação Letras e Expressões.

De acordo com Araceli Alves, escritora e professora universitária, a finalidade do curso é mostrar que a escrita criativa vai além da ficção, podendo ser aplicada em redes sociais, contos e narrativas. O foco é surpreender o leitor. “É comum associar a escrita criativa à literatura e à ficção, mas ela se estende para qualquer tipo de texto. Exercitar a criatividade é construir um texto que surpreenda não só você, mas também o leitor, seja um texto acadêmico, um conto, uma crônica, um diário ou posts nas redes sociais como Instagram ou Facebook”, afirma.

A oficina contou com a presença de alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas de Teresina. Durante a prática, foram distribuídos papel e caneta para os participantes exercitarem a escrita, e ao final, houve a leitura dos textos produzidos. “Achei muito interessante esse espaço, principalmente porque a maioria dos participantes eram estudantes do ensino médio, e isso é algo que falta nas nossas escolas. Focamos bastante na redação para o ENEM, que não estimula nossa criatividade como deveria, já que utiliza um modelo fixo. Por isso, gostei bastante e espero que ocorram mais eventos como esse”, compartilha a estudante Rita de Kássia.

Segundo a escritora Araceli Alves, a escrita é um método fundamental para os estudantes, pois estimula o pensamento crítico, possibilita o desabafo através da descrição dos sentimentos e promove a autocompreensão dos problemas. “A escrita é terapêutica e um meio de transformação social. Quem nunca teve um diário para escrever seus sentimentos e vivências que não conta para ninguém? Isso é uma forma de terapia e desabafo. A escrita também permite a compreensão do seu interior, viabilizando a transformação do cidadão”, destaca.

As oficinas e cursos oferecidos no SALIPI enfatizam a importância de ler e escrever. Por exemplo, na sexta-feira (14), às 15h, foi promovido o curso de escrita literária, ministrado por Sérgio Cohn. No sábado (15), no mesmo horário, o curso foi ministrado por Noemi Jaffe. Para encerrar a programação, no domingo (16), às 19h, será realizada a oficina "Escrita como Espaço de Invenção", ministrada por Daniel Carvalho. Todos os cursos e oficinas acontecem no espaço Estação Letras e Expressões e são abertos ao público.