Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SALIPI acolhe voluntários em uma jornada de aprendizado e cultura

SALIPI acolhe voluntários em uma jornada de aprendizado e cultura

Última atualização em Domingo, 16 de Junho de 2024, 18h01

Salão do Livro do Piauí ocorre entre os dias 07 a 13 de junho

Eles estão na entrada do evento, nos stands e pelos corredores. Atentos, recepcionam e orientam desde estudantes curiosos até palestrantes de relevância nacional.

“Com licença, você é voluntário?”, pergunta um visitante. Sempre sorridente, ele responde: “Sim. Em que posso ajudar?”.

Assim se inicia apenas uma das suas muitas e importantes funções: prestar informações precisas e convidativas, dar dicas e aumentar o interesse de quem já conhece ou visita pela primeira vez.

Afinal, trata-se da 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), que acontece na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento reúne um mix cultural de obras literárias, projetos artísticos, apresentações musicais e palestras com grandes autores de todo o Brasil.

Carlos Eduardo é um dos muitos voluntários que se dedicam ao evento

O estudante de Jornalismo, Carlos Eduardo Lima, integrou o time de voluntários em 2023 e também está participando da atual edição. Ele afirma que é uma experiência ímpar vivenciar tudo o que a atividade proporciona.

“Sou voluntário desde o ano passado e tem sido uma experiência ótima, poder conhecer novas pessoas e trocar várias ideias. Acrescenta muito ao vínculo profissional. É um espaço que tem cultura, leitura e contação de histórias. Então, realmente, o SALIPI é onde a gente pode mergulhar na cultura”, destaca o jovem.

O voluntariado permite vivenciar novas experiências

Quem se disponibiliza a auxiliar voluntariamente as atividades no SALIPI garante o certificado com horas complementares para adicionar ao currículo universitário. Mas, para João Paulo dos Santos, estudante de Letras Português, sua motivação principal vai além da obtenção das horas.

“É minha primeira vez como voluntário. Sempre estive apenas como participante. Tive interesse em viver uma nova experiência, estar próximo de autores que admiro e contribuir para a realização deste evento tão importante para nossa cidade e nosso espaço educacional”, salienta.

Com 10 dias de duração, o SALIPI chega ao fim neste domingo, 16 de junho. Chico César e Zeca Baleiro realizarão um mega show de encerramento com seu novo espetáculo "Ao Arrepio da Lei".