Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > O SALIPI como celebração da cultura, em ritmo de cordel

O SALIPI como celebração da cultura, em ritmo de cordel

Última atualização em Domingo, 16 de Junho de 2024, 17h41

Autor e ilustrador renomado, Klévisson Viana marca presença no SALIPI e chama a atenção para o espaço dedicado à literatura de cordel

É como se fosse uma celebração. Uma celebração da cultura. Pelo menos é assim que sente o escritor, ilustrador e cordelista cearense Antônio Klévisson Viana Lima em relação ao Salão do Livro do Piauí (SALIPI). Klévisson Viana, como é conhecido, está mais uma vez presente no evento piauiense, agora para o lançamento da nova edição de sua obra “O pulo do gato”. Reconhecido dentro e fora do cenário nacional, o autor é três vezes vencedor do prêmio HQ Mix, tem mais de 20 obras premiadas no Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE), organizado pelo Ministério da Educação (MEC), e é ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, entregue pela Câmara Brasileira de Literatura (CBL).

“Participar do SALIPI mais uma vez é sempre uma experiência gratificante e renovadora. Retornar ao Piauí, onde boa parte da minha carreira como ilustrador e cordelista foi construída, é motivo de grande alegria, especialmente pela receptividade do povo e pelo reencontro com amigos”, diz Klévisson. Ainda segundo o autor, o evento consegue se aprimorar a cada nova edição, sendo um “verdadeiro herói” para a exposição de trabalhos literários e interação com os leitores piauienses.

Obras de Klévisson Viana em exposição no SALIPI

Conhecido por sua habilidade de capturar a essência da cultura nordestina através das ilustrações e escrita dos cordéis, o cordelista destaca a importância do evento não apenas como uma plataforma de divulgação, mas também como um ponto de conexão com o público piauiense que, segundo ele, sempre acolheu seu trabalho calorosamente. “Viajo pelo Brasil e outros países divulgando minha literatura, mas aqui no Piauí me sinto em casa”, compartilha Klévisson.

Além de expor obras originais e colaborações que realizou com outros autores e ilustradores, o fundador da Tupynanquim e ocupante da 11ª cadeira da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) aproveita a oportunidade no evento para lançar a terceira edição de sua obra “O pulo do gato”, com revisão do texto e novas ilustrações originais.

De acordo com Klévisson, o lançamento da obra é também uma oportunidade para discutir o espaço e o apoio dedicados ao gênero e seus autores. “O Cordel é muito democrático. Ele acolhe pessoas de todos os perfis, podemos fazer com que esse espaço cresça e enriqueça ainda mais o SALIPI”, ressalta o cordelista.

O retorno de Klévisson Viana ao SALIPI é uma celebração da literatura e da cultura nordestina, um momento de troca e de reafirmação dos laços entre o artista e seu público. O lançamento oficial da nova edição do livro ocorreu nesta sexta-feira (14), na Arena Cordel, situada no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), local dedicado à realização do SALIPI.