Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > O encantamento dos pequenos novos leitores no SALIPI 2024

O encantamento dos pequenos novos leitores no SALIPI 2024

Última atualização em Domingo, 16 de Junho de 2024, 17h34

Stand do Salipi com livros voltados para o público infantil

Durante dez dias, os corredores redesenhados pelos stands montados no Espaço Rosas dos Ventos, no Campus Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ficam abarrotados de interessados na programação do Salão do Livro do Piauí (SALIPI). Se as noites são dos adolescentes e adultos já habituados às letras e outras atividades culturais, as manhãs ganham cores, vozes e estaturas diversas, além de olhos que brilham encantados com as descobertas. É o momento de uma nova geração começando a criar afinidade com os livros. É o despertar de uma paixão.

Esta é a 22ª edição do SALIPI, que começou no dia 7 e se estende até o dia 16 deste mês de junho. O tema do evento é “A Leitura é um Estado de Graça”. Nada mais adequado: é a mais arrebatadora graça que toma os corações e mentes de batalhões de crianças que, todos os dias, descem dos ônibus fretados para transportar alunos do ensino fundamental, ligando suas escolas ao Campus Universitário. São pequenos leitores – ou futuros leitores: crianças de olhos atentos, com sede de conhecimento, curiosidade aguçada e um interesse pelos diversos livros exibidos nos stands. São inúmeros livros infantis que encantam as crianças.

É um trabalho de formação de uma nova geração devotada à leitura. Durante todo esse período, as escolas promovem excursões ao Salipi, levando os pequeninos ao encontro do mundo da leitura. É comum ver grupos de alunos em cada stand.

A professora Lívia Monteiro e um grupo de crianças em visita ao SALIPI

Para a professora Lívia Monteiro, eventos como o SALIPI são de suma importância para a vida das crianças, pois estimulam o prazer pela leitura, a criatividade e a busca pelo conhecimento. “Estimular a leitura é como estimular uma viagem pelo mundo da imaginação. Fazer com que eles busquem cada vez mais o incentivo, a leitura, o conhecimento e o prazer de ler, quem sabe até se tornarem futuros escritores”, afirma.

A professora Raimunda Mendes com a neta: formando leitores

A professora universitária Raimunda Mendes se empenha nessa tarefa formadora a partir de casa: ela leva a neta, Ana Alice, de 6 anos, ao Salão do Livro desde que a menina era um bebê. Para a docente, a leitura é muito importante e, por essa razão, sempre levou sua neta ao evento.

“Sempre participei do SALIPI e sei que a leitura é muito importante. Por isso, sempre trago minha neta. Ela começou a vir ainda no meu colo e hoje já escolhe os livros que quer”, afirmou a professora.