Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 50 anos do CCS/UFPI é celebrado durante lançamento de Livro no SALIPI

50 anos do CCS/UFPI é celebrado durante lançamento de Livro no SALIPI

Última atualização em Sábado, 15 de Junho de 2024, 17h46

livroccs-6.jpg

Pilar no ensino de saúde no estado do Piauí e um dos embriões da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Centro de Ciências da Saúde (CCS) comemorou seu aniversário de 50 anos na sexta-feira (14) com o lançamento de um livro especial que aborda a história da unidade acadêmica. A obra, uma coletânea de 21 capítulos, foi organizada pelos professores Viriato Campelo, Regilda Moreira-Araújo, Arquimedes Cardoso, Carla Maria de Leite e Vagner Mendonça.

livroccs-65.jpg

O evento, parte da programação do 22º Salão do Livro do Piauí (SALIPI), contou com a presença de professores, pró-reitores, gestores e outras autoridades. A mesa de honra foi composta pelo reitor da UFPI, Gildásio Guedes, e pelos organizadores do livro. Também estiveram presentes o presidente da Fundação Quixote, professor Kássio Gomes, além de ex-diretores do CCS, como os professores Antônio da Silva e Antônio de Deus.

livroccs-62.jpgReitor Gildásio Guedes

Durante seu discurso, o reitor Gildásio Guedes destacou a importância do CCS na formação de profissionais da saúde e na promoção do desenvolvimento do estado do Piauí. “Este livro não apenas celebra o passado, mas também nos inspira a continuar avançando em nossa missão de educar e servir à sociedade. Sinto um imenso respeito e gratidão por todos os envolvidos na construção dessa trajetória. Sempre foi uma honra contribuir para o crescimento dessa Instituição”, afirmou.

livroccs-58.jpgVice-reitor e um dos autores do livro, Viriato Campelo

O vice-reitor e um dos autores do livro, Viriato Campelo, enfatizou o valor histórico e sentimental da obra, que documenta as lutas e conquistas de todos que fizeram parte do CCS ao longo das décadas. “Cada página deste livro é um tributo aos nossos colegas, alunos e técnicos que dedicaram suas vidas a esta instituição. Este livro é uma contribuição significativa para a história da saúde no Piauí, e esperamos que muitos outros livros como este sejam produzidos no futuro. A Universidade Federal do Piauí tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do estado e na formação de profissionais dedicados. Agradeço a todos os colegas que contribuíram para este trabalho coletivo e encorajo todos a lerem esta obra”, afirmou.

livroccs-26.jpgProfessor Arquimedes Cardoso, diretor do CCS

O professor Arquimedes Cardoso, diretor do CCS, ressaltou a trajetória do centro desde sua criação em 1973, quando começou com as faculdades de Medicina e Odontologia, até sua expansão para incluir cursos de Enfermagem, Educação Física, Nutrição e Farmácia. “O livro é um registro valioso de como contribuímos para o desenvolvimento educacional, científico e econômico do Piauí”, disse.

livroccs-29.jpgPresidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes

Presente na ocasião, o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, frisou a sinergia entre a Fundação Quixote e a UFPI. “Ficamos felizes que a Administração Superior da Universidade trouxe o lançamento de uma obra que reverencia o aniversário de 50 anos do CCS para a programação do Salão do Livro do Piauí (SALIPI). O centro é referência na formação de profissionais na área da saúde, contribuindo para o crescimento do nosso estado”, afirmou.

livroccs-40.jpgProfessor Antônio da Silva, ex-diretor do CCS

O lançamento foi marcado também pelo depoimento do professor Antônio da Silva, ex-diretor do CCS, que relembrou os desafios e as conquistas desde a criação do centro. Ele destacou a evolução da instituição e seu papel crucial na formação de profissionais qualificados, além de seu impacto no cenário nacional da educação e saúde.

O livro "Centro de Ciências da Saúde: Meio Século de Contribuição ao Desenvolvimento do Piauí" celebra a dedicação e o trabalho árduo de docentes, técnico-administrativos e alunos que ajudaram a construir uma das mais importantes instituições de ensino e pesquisa do Estado.

Confira mais fotos.

livroccs-39.jpg