Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 22º SALIPI é marcado pelo encontro de gerações apaixonadas pela leitura

22º SALIPI é marcado pelo encontro de gerações apaixonadas pela leitura

Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 14h46

a19fb6b1abff1076dcb9bce9103f76c2d06313ac.jpg

22ª edição do SALIPI no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI

Celebrado anualmente desde 2003, o Salão do Livro do Piauí (SALIPI) já se tornou uma tradição entre as famílias, que transmitem as experiências adquiridas nos espaços literários, através das atividades culturais, de geração em geração. Neste ano de 2024, a 22ª edição acontece entre os dias 7 e 16 de junho e reúne avós, netos, pais e filhos apaixonados pela leitura, no Espaço Rosa dos Ventos, localizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.

Raimunda Celestina e sua neta Ana Alice

A professora universitária Raimunda Celestina participou de diversas edições do Salão do Livro, apresentando trabalhos e atuando como mediadora de mesas literárias. Inspirada pela relação de amor da avó com a língua portuguesa, a pequena Ana Alice, de 6 anos, é uma neta dedicada à leitura e acompanha Raimunda pelos corredores do SALIPI.

"A leitura é importante e é por isso que eu trago a minha neta. Comecei a trazê-la ainda no colo e hoje ela já vem e escolhe os livros que gosta. O SALIPI tem sido uma oportunidade incrível para apresentar a leitura às crianças", disse a professora universitária.

Com o intuito de desenvolver o hábito da leitura na vida dos filhos, Renato e Juliana trouxeram os pequenos Davi, de nove anos, e Levi, de cinco anos, para conhecer as atividades do Salão do Livro do Piauí. "É um evento importante para a educação piauiense e para a educação das crianças. Ao introduzir o hábito da leitura na vida dos pequenos, o mundo melhora, o Piauí melhora e o Brasil melhora”, destacou Renato.

Juliana, Levi, Renato e Davi

Além de ser um hábito importante, em muitas famílias, o contato com o livro também se tornou uma tradição passada de pai para filho. A casa de Fernanda é equipada com uma pequena biblioteca e, para estimular a leitura e o cuidado com os livros, a mãe trouxe Jorge, de 7 anos, para conhecer o 22º Salão do Livro do Piauí.

"Esse é o meu segundo ano no SALIPI e é extremamente importante passar a tradição da leitura para o meu filho. Isso vai estimular a leitura, o cuidado com os livros e o aprendizado no dia a dia. O livro tem a capacidade de ensinar valores aos nossos filhos", completou a mãe.

Fernanda e Jorge

A 22ª edição do SALIPI acontece até o dia 16 de junho no Espaço Rosa dos Ventos, localizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). No domingo (16), a dupla Chico César e Zeca Baleiro realiza um mega show de encerramento com seu novo espetáculo "Ao Arrepio da Lei".