Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PET Serviço Social lança livro no SALIPI; obra tem selo da EDUFPI

PET Serviço Social lança livro no SALIPI; obra tem selo da EDUFPI

Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 14h27

13-06-2024-6.jpg

Bate Papo sobre o livro "PET Serviço Social:produções e vivências em tempos de (pós)pandemia da covid-19"

O Bate-Papo Literário realizado na tarde de quinta-feira (13/06), no Salão do Livro do Piauí (SALIPI), recebeu o PET Serviço Social. Este grupo busca desenvolver ações e projetos nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, relacionados às discussões sobre questões pertinentes ao Serviço Social, visando contribuir para a defesa de direitos e a formação dos estudantes com base nos princípios do pluralismo, democracia e cidadania.

O grupo foi representado pela professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e tutora, Iracilda Alves Braga, e pelos estudantes do curso de Serviço Social, Vivian Amorim e Gleyson Carneiro. Eles colaboraram na divulgação do livro e na explicação sobre o projeto e suas atividades propostas, que incluem o desenvolvimento de habilidades, a resolução de problemas e o incentivo ao pensamento crítico entre os estudantes petianos.

13-06-2024-7.jpg

Professora do Curso de Serviço Social, Iracilda Braga

A professora Iracilda Braga destacou a importância do programa: “Sabemos que a formação universitária possui três eixos – pesquisa, ensino e extensão – e nós valorizamos muito isso em nossa universidade, especialmente no curso de Serviço Social. O programa visa trabalhar a formação do estudante, integrando esses eixos, qualificando-os e criando oportunidades para a realização de atividades de ensino, extensão e pesquisa. Temos muitas ações em campo; já visitamos escolas com o objetivo de explicar sobre a universidade e seus programas de acesso e permanência, buscando atrair estudantes do Ensino Médio”, afirmou.

Além do tema central, o livro aborda outros assuntos relacionados ao Serviço Social, como discussões sobre gênero, raça e etnia, saúde mental e a questão do ensino remoto, adotado durante a pandemia de Covid-19. “Em primeiro lugar, o nosso ensino público de qualidade deve ser presencial; é necessário vivenciar a universidade. Algumas mediações tecnológicas foram importantes, como reuniões online, mas a modalidade remota tem suas limitações”, destacou a tutora do projeto.

O PET Serviço Social é um programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ele existe em todo o Brasil e, na Universidade Federal do Piauí, conta com nove núcleos espalhados por diferentes cursos.

O livro "PET Serviço Social:produções e vivências em tempos de (pós)pandemia da covid-19" está disponível gratuitamente no site da EDUFPI. Acesse aqui.