Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Bate-Papo Literário do SALIPI 2024 apresenta a obra “Calins piauienses”
Início do conteúdo da página

Bate-Papo Literário do SALIPI 2024 apresenta a obra “Calins piauienses”

Imprimir
Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 14h18

13-06-2024-2.jpg

Discussão do livro “Calins Piauienses: Identidade, Condições de Existência e Trabalho de Mulheres em Comunidades Ciganas Calons do Norte do Piauí (1970-2023)”

Lenilson Rocha Portela, Professor e Mestre pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), lançou o livro “Calins Piauienses: Identidade, Condições de Existência e Trabalho de Mulheres em Comunidades Ciganas Calons do Norte do Piauí (1970-2023)”. O lançamento da obra aconteceu na tarde de quinta-feira (13/06) no Bate-Papo Literário do SALIPI, durante a 22ª edição do evento.

O livro aborda as comunidades Calon residentes no Piauí, com foco nas mulheres, intituladas “Calins”, e suas condições históricas dentro da sociedade cigana. “A mulher historicamente esteve sujeita a uma condição de opressão. Essa situação de opressão se agrava dentro de algumas comunidades tradicionais. E é um desses casos específicos que estamos tratando aqui. Infelizmente, em muitas dessas comunidades, essas mulheres não têm a possibilidade de acessar alguns direitos justamente porque existe uma relação hierárquica de gênero”, afirma o Professor Lenilson Rocha.

O autor também discute o preconceito e estigma sofridos pelas pessoas ciganas e a necessidade de se desprender desses conceitos. “Esse imaginário negativo sobre as populações ciganas, especialmente sobre a mulher cigana, existe há pelo menos 500 a 600 anos no mundo ocidental. Se analisarmos as grandes obras da literatura ocidental, veremos que muitos autores, ao longo dos séculos, se utilizaram desse imaginário — de que o cigano era ladrão, a cigana uma trapaceira ou sedutora — para construir personagens”, diz.

O bate-papo literário foi marcante tanto pelo lançamento da obra quanto pelo aprendizado proporcionado sobre essas comunidades. O Professor e autor do livro trouxe ao público conceitos históricos e dados importantes para a compreensão da realidade desses povos, desde sua chegada ao estado do Piauí até os dias atuais.

13-06-2024-5.jpg

Fim do conteúdo da página