Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula Magna do PPGTAIR/UFPI aborda “resistência a antimaláricos, novos fármacos e oportunidades de investigação”

Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 14h08

CEAD-9.jpg

Aula Magna ministrada pela professora Fátima Carvalho Nogueira

Na manhã desta sexta-feira (14), ocorreu a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional da Universidade Federal do Piauí (PPGTAIR/UFPI), cujo tema foi "O estudo da Malária no IHMT-NOVA: resistência a antimaláricos, novos fármacos e oportunidades de investigação", ministrado pela professora Fátima Carvalho Nogueira, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa, Portugal.

CEAD-5.jpg

Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, enfatizou o objetivo de internacionalizar os PPGs, aumentando o número de disciplinas com melhorias futuras. "Os programas avançaram significativamente na internacionalização. Estamos oferecendo disciplinas em duas línguas para promover a pesquisa entre os estudantes. Isso é muito positivo e tende a crescer ainda mais, uma vez que temos cerca de trinta convênios em andamento", ressaltou.

Fátima Carvalho Nogueira, durante sua apresentação, incentivou os alunos a se interessarem pelos estudos farmacêuticos, destacando a colaboração contínua entre seu instituto e a Universidade Federal do Piauí. "Eu venho apresentar meu trabalho como cientista e também os Programas de Pós-Graduação da instituição que faço parte. No passado, colaboramos por quase 10 anos, e agora estou aqui a convite para a Aula Magna", declarou.

A Coordenadora do PPGTAIR, Socorro Cruz, elogiou a presença da pesquisadora como palestrante e enfatizou as oportunidades de intercâmbio e colaboração entre as instituições. "É uma honra ter a professora Fátima Nogueira conosco, apresentando as oportunidades de internacionalização e intercâmbio para nossos alunos. É uma grande oportunidade para o PPG", concluiu.

CEAD-2.jpg

Mesa de abertura

Na oportunidade, estiveram presentes a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; a Coordenadora do PPGTAIR, Socorro Cruz; o Vice-Coordenador do PPGTAIR, Napoleão Argolo; e a professora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa-Portugal, Fátima Carvalho Nogueira.

CEAD-3.jpg

Aula Magna foi realizada o Auditório da Pós-Graduação do CCA/UFPI