Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI lança hoje (14) livro “Centro de Ciências da Saúde” que celebra aniversário de 50 anos do CCS

Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 11h54

WhatsApp_Image_2024-06-14_at_11.15.44.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lança hoje (14), às 18h, na Galeria Afrânio no Espaço Rosa dos Ventos, o livro "Centro de Ciências da Saúde: Meio século de contribuição ao desenvolvimento do Piauí". A obra celebra o aniversário de 50 anos do CCS e é organizada pelos professores Viriato Campelo, Regilda Moreira-Araújo, Arquimedes Cardoso, Carla Leite e Vagner José Mendonça. O lançamento ocorre como parte da programação do 22º Salão do Livro do Piauí (SALIPI).

Com 21 capítulos, o livro traça a história da criação desta unidade acadêmica, desde seus primeiros cursos de graduação até seus renomados programas de pós-graduação, que alcançam reconhecimento nacional e internacional. A obra conta com contribuições do corpo acadêmico do CCS.

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) é um dos centros mais antigos da Universidade Federal do Piauí, instituído em 1973 a partir das Faculdades de Medicina e Odontologia do Piauí. Ao longo dos anos, foram criados os cursos de Enfermagem, Educação Física, Nutrição e Farmácia. Atualmente, o CCS é composto por 13 Departamentos, 6 Coordenações de cursos de graduação e 8 Coordenações de cursos de Pós-graduação com programas de mestrado e doutorado. O Centro conta com 319 docentes ativos, 103 profissionais técnico-administrativos e colaboradores terceirizados, além de 2.264 estudantes matriculados na graduação, sem contar os da pós-graduação e cursos de especialização.