Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI no SALIPI: Livro discute as contribuições hermenêuticas para a educação

EDUFPI no SALIPI: Livro discute as contribuições hermenêuticas para a educação

Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 10h48

educar-se_como_praxis_SALIPI-1.jpg

Debate sobre o livro "Educar-se como práxis: contribuições hermenêuticas para a educação" no Bate-Papo Literário

No Bate-Papo Literário desta quinta-feira (13), a obra central das discussões foi a coletânea filosófica "Educar-se como práxis: contribuições hermenêuticas para a educação", que reúne artigos de professores de várias partes do Brasil ligados à corrente filosófica hermenêutica. A coletânea foi organizada pelos professores Gustavo Silvano Batista, Eduardo Marandola, Cláudio Reichert do Nascimento e Alessandro Rodrigues Pimenta, e publicada pela EDUFPI, estando disponível gratuitamente.

Durante a apresentação do livro no SALIPI, o professor e autor de um dos capítulos, José Ricardo Barbosa Dias, do Departamento de Filosofia da UFPI, enfatizou a importância de compartilhar o trabalho realizado e incentivar a leitura entre um público mais amplo. Ele destacou que, muitas vezes, os textos acadêmicos ficam restritos aos estudantes e pesquisadores, mas é fundamental que o grande público também tenha acesso a esses resultados de pesquisas científicas realizadas nas universidades. Segundo ele: "Às vezes, os textos mais acadêmicos são muito restritos aos estudantes, aos pesquisadores, e a ideia é que o grande público também leia e tenha acesso, porque também se trata de resultados de pesquisas científicas que são feitas na universidade. Então, é um prazer e é importante que os autores possam sempre expor seus trabalhos."

Os autores presentes no evento aproveitaram a oportunidade para apresentar seus trabalhos e dialogar com o público, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes do SALIPI. O livro "Educar-se como práxis", publicado pela EDUFPI, destaca a importância da divulgação do conhecimento acadêmico de forma acessível e democrática.