Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto “Estilo Sustentável The” do Curso de Moda participa de evento que estimula economia criativa

Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 12h35

3-Profas_Liliane_Araujo_e_Profa._Simone_com_estudantes_do_curso_de_Moda_UFPI.jpg

Professoras Liliane Araújo e Simone Albuquerque com estudantes e egressa de Moda UFPI

O Projeto de Pesquisa e Extensão “Estilo Sustentável The” do Curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) esteve presente no Mercado Xique Xique, realizado nos dias 7, 8 e 9 de junho, no Sesc Cajuína. Em sua 3ª edição, o evento teve como tema “Ponha os olhos em mim”, em homenagem a Esperança Garcia, a primeira advogada mulher negra do Brasil. Considerado um estímulo à economia criativa, o Mercado Xique Xique é uma idealização de quatro empresários locais: Aline Souto, Marta Martins, Totó Passos e Amanda Torres. Nesta edição, foram reunidos 32 empreendedores de marcas autorais do Piauí, abrangendo diversos ramos de atividade, como moda, decoração, design, cosméticos naturais, acessórios, gastronomia, beleza e artesanato.

O projeto “Estilo Sustentável The” contou com um stand no evento para a realização de pesquisas com consumidores e expositores, além da atuação de estudantes do curso de moda na oficina social AMA Customizar. Com o apoio da empresa Gugê Jeans, foram arrecadadas doações para a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA).

1-Profa._Liliane_e_Profa_Simone.jpg

Profa. Liliane Araújo Pinto (coordenadora do Estilo Sustentável The) e Profa. Simone Ferreira de Albuquerque (subcoordenadoras do Estilo Sustentável e coordenadora do curso de Moda, Design e Estilismo) The no Mercado Xique Xique

O Estilo Sustentável The tem como objetivo atuar com a comunidade teresinense em ações práticas que promovam um estilo de vida mais sustentável e gerem bem-estar em situações de consumo de moda, tendo a pesquisa como principal suporte para suas ações. Segundo a Profa. Liliane Araújo Pinto, coordenadora do projeto, “parcerias como a do Mercado Xique Xique estimulam nossos alunos de diversas maneiras. Primeiro, proporcionam a relação ‘empresa-universidade’ por meio do contato entre estudantes e empreendedores. Segundo, o Mercado Xique Xique oferece várias capacitações e oportunidades para alunos e professores do projeto, além de nos inserir como ministrantes de palestras. Terceiro, a preocupação com a sustentabilidade é o foco do nosso projeto e, por fim, eles acreditam no poder da pesquisa científica.”

Para a coordenadora do curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI e subcoordenadora do projeto “Estilo Sustentável The”, Profa. Simone Ferreira de Albuquerque, com doutorado em Meio Ambiente, “a parceria com o Mercado Xique Xique nos aproximou de marcas que se preocupam com a sustentabilidade e buscam melhorias em suas ações e produções. Estar inseridos no Mercado Xique Xique nos possibilitou contatos que resultarão em parcerias que contribuirão tanto para um maior desenvolvimento sustentável das marcas quanto para a inserção dos nossos alunos em um ambiente de moda sustentável mais concreto.”

WhatsApp_Image_2024-06-14_at_08.36.35.jpeg

Profa. Liliane Araújo Pinto com estudantes as estudantes do projeto, Maria Clara, Bárbara Lis, Yasmin Sales e Gabriela Deolinda no stand do Estilo Sustentável The

Com a atuação de 17 estudantes no evento, a aluna Bárbara Lis, que faz parte tanto da equipe de pesquisa quanto de extensão do Estilo Sustentável The, destaca: “Ter a oportunidade de participar desta edição do Mercado Xique Xique me proporcionou um novo olhar sobre a questão do consumo sustentável e a valorização de produtos artesanais, que geralmente possuem maior qualidade e durabilidade. Além disso, foi importante para conhecermos outras realidades e fazer o famoso ‘networking’ com outros profissionais e empresários.”

A aluna Gabriela Deolinda ressalta: “Participar da 3ª edição do Mercado Xique Xique, através do projeto de extensão Estilo Sustentável The, foi uma experiência extremamente enriquecedora. Estudar e compreender o consumo sustentável em nossa região foi fascinante e nos proporcionou uma conexão direta e significativa com os produtores e consumidores locais.”

Para finalizar, professoras e alunos acreditam que a parceria tem muito potencial para crescer. Para mais informações, sigam as contas no Instagram: @estilosustentavelthe e @xiquexiquemercado.