Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Arena Salipinho promove diversão e brincadeiras para crianças e adultos no SALIPI 2024

Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 15h47

WhatsApp_Image_2024-06-13_at_15.37.12.jpeg

Arena Salipinho é o espaço voltado para o público infantil que frequenta o SALIPI

A Arena Salipinho é um espaço dedicado ao público infantil dentro do Salão do Livro do Piauí (SALIPI). As monitoras do espaço organizam atividades como contação de histórias, brincadeiras, danças e pinturas faciais para as crianças. Entre as histórias contadas estão clássicos como "Flicts", "O mistério de Feiurinha" e outras surpresas retiradas da "caixa misteriosa" das monitoras, que inclui contos como "Os três porquinhos", "Branca de Neve", "Cinderela", além de histórias mais contemporâneas como "Moana" e "Frozen".

As narrativas são apresentadas de diversas maneiras, incluindo o uso de fantoches, participação das crianças na interpretação dos personagens, ou a atuação completa das monitoras enquanto uma delas narra a história. Uma parte especial é quando as crianças são convidadas a contar suas próprias histórias, muitas vezes improvisando com base em lembranças de histórias ouvidas na escola ou em casa. Por exemplo, uma garota contou a história de "A jarra e o corvo", mesmo que tenha esquecido partes dela no meio da apresentação, ela foi reconhecida com um prêmio pela coragem de participar no palco.

WhatsApp_Image_2024-06-13_at_15.46.10.jpeg

Estudantes da UFPI estão entre as monitoras da Arena Salipinho

A maioria das monitoras são estudantes de Pedagogia, o que as aproxima das atividades e do público infantil. Algumas são de cursos como Letras, Zootecnia, Serviço Social, entre outros. A monitora Aline Esmeralda, em sua primeira experiência na Arena Salipinho, compartilha que descobriu habilidades como pintura facial, contação de histórias e coreografias com crianças, além de aprender a lidar com o público de forma eficaz. Segundo ela, o mais gratificante é ver as crianças saírem do espaço felizes.

Karen Raiane, que acompanha o Salipinho desde o ensino médio quando acontecia na praça Pedro II, destaca a realização de um sonho ao participar como voluntária durante seus estudos em Pedagogia na universidade. Ela menciona a gratificação de ajudar e o envolvimento com outros voluntários, destacando como as crianças a motivam.

A Arena Salipinho funciona das 9h às 12h30, pela manhã, e das 14h às 17h40, à tarde. Durante as atividades, as crianças dançam ao som de músicas educativas e encerram o dia com canções de sucesso dos anos 2000 como Rebelde, Rouge, New Jeans e ILLIT, que são as preferidas do público infantil atualmente. Thalyta Gilmara, uma estudante de Pedagogia prestes a concluir o curso, expressa sua gratidão em participar do Salipinho, mencionando como é gratificante ver as crianças sorrindo e sentindo que está seguindo o caminho certo ao trabalhar com elas.