Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI no SALIPI 2024: Lançamento do livro “LGBTQIA+ enlaçamentos” no Bate-Papo Literário

Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 14h03

Livro_LGBT_SALIPI-4.jpg

Bate-Papo sobre o livro "LGBTQIAPN+: Enlaçamento"

O bate-papo realizado na quarta-feira, 12 de junho, marcou o lançamento do livro da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI). Intitulado "LGBTQIAPN+: Enlaçamentos", o livro faz parte da programação da 22ª edição do Salão do Piauí, que acontece no espaço Rosa dos Ventos. A obra é organizada pelos professores Francisco de Oliveira Barros Júnior, Solimar Oliveira e Marcos Antônio Ângelo da Silva. O e-book pode ser acessado gratuitamente aqui.

Livro_LGBT_SALIPI-1.jpg

Professor Francisco de Oliveira Barros Júnior

Em sua fala, o professor Francisco de Oliveira Barros Júnior, do Departamento de Ciências Sociais, ressaltou a importância de uma maior inclusão deste tema na sociedade. “Esse livro é resultado de um processo que dá ênfase a um conceito de Universidade que dialoga com a sociedade civil organizada através de seus vários movimentos." O professor destacou ainda o papel da universidade como um importante canal de diálogo com a sociedade. “Eu gostaria de salientar que esse diálogo com o movimento social, em particular com o grupo Matizes, é uma preocupação nossa, das ciências humanas e sociais, para que a universidade saia de seus muros e, de certa forma, se envolva com os movimentos e sensibilize para a capacitação desses sujeitos”, afirmou.

Livro_LGBT_SALIPI-2.jpg

Professor Solimar Oliveira

O professor do Curso de Administração do Campus de Floriano, Solimar Oliveira, destacou a contribuição política e acadêmica do trabalho realizado. “A Universidade Federal do Piauí hoje é uma referência de pesquisa nesse tema, e isso foi pautado por nós dentro da academia. Portanto, é importante ressaltar o papel da editora da UFPI, que tem sido nosso suporte na produção e divulgação”, disse.

Livro_LGBT_SALIPI-3.jpg

Mestre em Sociologia, Marcos Antônio Ângelo da Silva

Para o egresso do PPG em Sociologia da UFPI, professor Marcos Antônio Ângelo da Silva, o evento é oportuno para avançar na discussão e promover mais pesquisas no meio acadêmico. “Esta é a oitava edição. Participar dessa trilogia e adentrar o espaço do SALIPI é fazer história, e isso é um fato muito importante”, destacou.