Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI divulga o livro "Cerimonial é... & Cerimonial não é" no SALIPI 2024

UFPI divulga o livro "Cerimonial é... & Cerimonial não é" no SALIPI 2024

Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 13h48

Manoel_Veras-1.jpg

Cerimonialista aposentado da UFPI, Manoel Veras

O cerimonialista aposentado da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Manoel Veras, realizou a divulgação do seu livro “Cerimonial é… & Cerimonial não é” na quarta-feira, 12 de junho, no estande do CEAD, como parte da programação da 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI). A publicação foi lançada sob o selo da EDUFPI.

Aposentado em 2023, Manoel Veras atuou como cerimonialista na instituição por 27 anos, e como servidor da universidade por mais de quatro décadas. Membro da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP) e da Academia Argentina de Ceremonial, ele destacou a importância e a seriedade de trabalhar na área. “Trabalhar com cerimonial é coisa séria. Existe um certo compromisso, é dominar as normas. Nós temos leis, decretos, jurisprudências e muita prática. Não é só pegar o microfone, convidar as pessoas e colocá-las em uma sala. Existe uma formalidade, um posicionamento”, afirmou.

O prólogo da obra foi escrito por Gilda Fleury Meirelles, diretora do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Comunicação, Capacitação Profissional e Empresarial (IBRADEP). “A pesquisa de Manoel Veras é abrangente e poucos trabalhos têm tantas informações e são tão leves como o seu. Com maestria e pragmatismo, ele prova que o protocolo nos eventos é uma questão primordial para o sucesso”, declarou no prólogo do livro.

Manoel Veras afirma que o público-alvo da obra são cerimonialistas e pessoas interessadas em ingressar na profissão. “Ele trata de forma subjetiva sobre quem deve ser aquele que trabalha com cerimonial. Porque é um trabalho delicado, que exige detalhismo e lida com pessoas de diversos perfis, sejam autoridades ou não. Por um lado, ele explica como deve ser a pessoa que trabalha com cerimonial, e na segunda parte, como não deve ser essa pessoa. Não é um livro didático que ensina as formalidades, mas aborda o lado subjetivo da pessoa e como se deve trabalhar na área”, explicou.

O livro está disponível na Livraria Monsenhor Melo e também pode ser acessado no formato e-book, no site da EDUFPI.