Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI no SALIPI 2024: Livro "Flora do Piauí, Nordeste do Brasil" é lançado no Bate-Papo Literário

Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 13h35

livro_flora_do_piauí_salipi-1.jpg

Bate-Papo com Letícia Sousa no 22º SALIPI

Na quarta-feira, 12 de junho, ocorreu o bate-papo sobre o lançamento do livro "Flora do Piauí, Nordeste do Brasil", de autoria de Letícia Sousa dos Santos, Ivanilza Moreira de Andrade e Jesus Rodrigues Lemos. O evento fez parte da programação do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), realizado no espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A obra, publicada pela EDUFPI, está disponível para download gratuito aqui.

livro_flora_do_piauí_salipi-2.jpg

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Letícia Sousa

Letícia é formada em Ciências da Natureza pela UFPI, possui mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma instituição e atualmente é doutoranda no programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Rede. Ela explica que o livro surgiu a partir de uma tese de doutorado vinculada ao programa de pós-graduação. "Um dos questionamentos abordados na tese foi: quais são as espécies de plantas com flores conhecidas no Piauí e como essas espécies estão distribuídas no estado? O objetivo era catalogar a composição, a riqueza e a distribuição dessas espécies. Assim, organizamos este livro", relata.

A autora explica que o livro caracteriza a flora piauiense, especificando onde as plantas podem ser encontradas e fornecendo detalhes sobre o solo e o clima das regiões. "Neste livro, apresentamos uma breve caracterização do Piauí, incluindo informações geográficas como localização, divisão territorial e dados fisiográficos relacionados ao solo, clima, relevo e hidrologia. Todas essas informações são ilustradas com mapas temáticos, fotografias e ilustrações de paisagens de diferentes municípios do estado", esclarece.