Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SALIPI 2024: Obra aborda ressignificação de práticas pedagógicas no ensino de História

Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 12h00

WhatsApp_Image_2024-06-13_at_11.58.55.jpeg

Bate-Papo com o professor Jurandir Gonçalves Lima

O ensino de história tem uma importância que vai além do aspecto social, desempenhando um papel crucial na transmissão de valores para a sociedade. Nesse contexto, o Bate-Papo Literário da quarta-feira (12) contou com a participação do professor Jurandir Gonçalves Lima, do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele discutiu seu livro “(Re) significando práticas pedagógicas no ensino de história: o/a professor/a diante da reflexão da sua prática’’ durante a 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI). A obra, publicada pela EDUFPI, está disponível no site da editora.

livro_ensino_de_história-2.jpg

Professor do DEFE, Jurandir Gonçalves Lima

Na obra, o professor analisa práticas efetivas no ensino de história na educação básica. De acordo com ele, o livro foi baseado em sua experiência no programa de pós-graduação. "Esse livro é uma parte da minha dissertação de mestrado. O texto tem o objetivo de orientar estudantes da graduação e pós-graduação em suas práticas metodológicas", afirma.

Ainda segundo o professor, o texto visa guiar futuros profissionais no processo de sua prática metodológica, reforçando sua formação acadêmica. “Então, esse texto tem o objetivo de orientar estudantes da graduação e também da pós-graduação. Eu sou professor de metodologia científica e enfrentávamos dificuldades para que os alunos conseguissem executar o passo a passo metodológico, que deve caminhar juntamente com a teoria”, explica.