Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGFIL e EDUFPI lançam livro com estudo sobre o fazer técnico e a tecnologia durante o 22º SALIPI

Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 14h17

livro_topicos_especiais_CEAD-3.jpg

Bate-Papo sobre o livro "Tópicos Especiais em Filosofia da Tecnologia e da Técnica"

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu, na quarta-feira (12), o lançamento do livro "Tópicos Especiais em Filosofia da Tecnologia e da Técnica", de autoria de Maurício Fernandes, durante a 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), realizado no Espaço Rosa dos Ventos, no Campus de Teresina. O material é uma produção do Programa de Pós-Graduação de Filosofia (PPGFIL) da instituição sob a tutela de Maurício, que é doutor em filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), professor no curso de Licenciatura em Filosofia no Centro de Educação Aberta e A Distância (CEAD/UFPI) e professor permanente do PPGFIL/UFPI. O livro foi uma produção do PPGFIL realizada durante a disciplina Tópicos Especiais em Filosofia da Técnica II.

livro_topicos_especiais_CEAD-2.jpg

Professor Maurício Fernandes

“O livro serve a mesma perspectiva da disciplina, que é trazer para debate os impactos das relações que a gente teve com a tecnologia na nossa experiência. A base central foi pensar o fenômeno tecnológico como um problema para a filosofia. O leitor irá encontrar uma gama de autores diversos, cada um representando uma época em que foi influente. Como resultado, o livro busca gerar reflexões sobre como a tecnologia se relaciona com a filosofia. Não tem como pensarmos ser humano que não seja um ser técnico também. É um paradoxo, porque o ser humano, uma das espécies mais frágeis da natureza, se tornou uma das mais poderosas devido ao uso da tecnologia”, explica o professor Maurício acerca do conteúdo do livro.

Na obra, é abordada a importância que a técnica e as tecnologias humanas tiveram durante a história das civilizações e como o ser humano utilizou desse fazer para interagir com outras espécies de seres vivos e com o ambiente. A narrativa explora visões de diferentes autores acerca do tema - dentre contribuições de Platão, Aristóteles,  Feenberg, Habermas, Arendt - e explora as implicações filosóficas do fazer técnico segundo contextos de arte, literatura, gênero, racismo, biopolítica, dentre outros, com estudo do fazer técnico desde o Paleolítico até os dias de hoje. O livro é lançado pelo selo da Editora da Universidade, a EDUFPI, estando disponível na versão ebook aqui.