Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de Extensão de Picos realiza a sua I Expedição Científica e Literária em viagem para o SALIPI

Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2024, 14h00

WhatsApp_Image_2024-06-12_at_13.52.01_2.jpeg

Estudantes do Campus de Picos em visita ao SALIPI

No primeiro dia do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), o projeto de extensão “Miguilim Clube de Leitura” do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, promoveu sua I Expedição Científica e Literária. Coordenado pela professora Thatianny Jasmine Castro Martins de Carvalho, um grupo de vinte e dois alunos dos cursos de História e Letras participou da conferência do escritor e líder indígena Ailton Krenak. Durante o evento, o grupo ampliou sua oferta de sociabilidade e cultura, conhecendo e interagindo com autores locais e nacionais, além de outros leitores.

Para a coordenadora do projeto, professora Jasmine Castro, o objetivo da expedição era aproximar os alunos dos autores que eles leem e de outros leitores, ampliando o universo social e cultural do clube de leitura no evento literário mais importante do Piauí. “Um clube de leitura viaja muito através dos livros, e eu gostaria que essa expedição científica e literária ampliasse o olhar dos nossos alunos para outros livros e perspectivas, como só uma viagem pode fazer. A conferência de Ailton Krenak foi o nosso destino principal. A maioria dos alunos leu as obras do autor, e ouvi-lo de perto foi mágico para eles e para mim também. Como professora, senti-me realizada em viver com os nossos alunos essa experiência de deslocamento cultural”, enfatizou.

estudantes_conferencia.jpg

Estudantes participam de conferência de Ailton Krenak

A discente do curso de História, Kacya Ellen, comentou que o clube de leitura partilhou momentos únicos na capital piauiense. “Estávamos indo a Teresina para ouvir o majestoso Ailton Krenak. No entanto, tivemos muito mais do que isso. No auditório do Cine Teatro da UFPI, Krenak nos deixou várias mensagens, mas uma delas me chamou a atenção. Ele disse: ‘Os livros são uma passagem secreta’, e ele nunca esteve tão certo. Por isso, mensalmente, nos encontros do clube Miguilim, nós atravessamos algumas passagens secretas e vislumbramos lembranças do passado. Além disso, como Krenak nos ensinou em sua palestra, podemos pensar em novos futuros. Nesse sentido, ouso dizer que o clube Miguilim tem algo em comum com Ailton Krenak: ambos somos contadores de histórias”, destacou.

De acordo com a estudante do curso de História, Weika Reis, a expedição ao SALIPI representou um grande acréscimo aos seus saberes acadêmicos, trazendo uma aproximação com autores estudados, em especial, Ailton Krenak. “Krenak, em seus livros, destaca a sabedoria ancestral dos povos indígenas, principalmente como essa sabedoria é vital para enfrentarmos as crises ambientais atuais. Ele nos lembra da necessidade urgente de repensarmos nossos valores sociais e modos de vida, promovendo uma convivência mais harmônica. Saí da palestra inspirada e esperançosa para uma nova perspectiva social, onde as nossas heranças indígenas sejam respeitadas e protegidas”, explicou.

Por último, o aluno do curso de Letras, Sávio Wallace, ressalta que trazer o primeiro indígena eleito como imortal na Academia de Letras do Brasil (ABL) é um reconhecimento importante aos povos originários e à importância de ouvir seus ensinamentos que persistem resistindo ao sistema colonial. “Nessa lógica, um dos momentos mais marcantes da aula magnífica foram as perguntas dos ouvintes. Uma criança lhe perguntou como era ser indígena, e de modo bem franco, Krenak lhe respondeu que perguntas difíceis como essa seriam respondidas. Portanto, vejo que esses pontos foram essenciais para que levássemos ensinamentos para toda a nossa vida”, finalizou.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2024-06-12_at_13.52.01.jpeg