Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de Extensão "Gelateca do Saber" leva leitura e troca de conhecimento para o SALIPI 2024

Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2024, 12h02

WhatsApp_Image_2024-06-11_at_20.15.01.jpeg

Coordenadora do Projeto "Gelateca do Saber", Professora Antônia Dalva França Carvalho, ao lado de alunas extensionistas

A "Gelateca do Saber" está realizando uma exposição durante a 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI). O projeto de extensão, desenvolvido no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI), está em andamento desde março de 2024. Esta iniciativa, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), tem como objetivo principal incentivar o gosto pela leitura em todas as áreas do conhecimento. Além disso, busca promover o compartilhamento, a cidadania, a sustentabilidade e a solidariedade.

Angela Maria dos Santos Sousa, estudante do segundo período do curso de Pedagogia, comentou sobre o projeto e sua concepção. "Como estamos começando agora com o projeto, acreditamos que ele vai atrair mais atenção para a questão da leitura. Por exemplo, eu tenho vários livros em casa e posso dar a oportunidade para outras pessoas conhecerem esses livros, assim como posso conhecer os livros de outras pessoas. Livros que tenho curiosidade em ler, mas não tenho acesso para comprar, podem estar disponíveis na nossa Gelateca", explicou.

A ideia da "Gelateca do Saber" é que um aluno ou servidor leve um livro para casa enquanto deixa outro, permitindo que outras pessoas possam pegá-lo no futuro, fortalecendo assim a troca de livros.

A coordenadora do projeto e Pró-Reitora de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), Antônia Dalva França Carvalho, destacou a importância da permuta de livros. "O livro que não serve para uma pessoa é como um sapato. Não serve para um, mas pode servir para outro. Dessa forma, o fluxo da leitura permanece contínuo, mantendo viva a vontade e o hábito de ler, produzir e aprender sobre a cultura em todas as suas formas", afirmou.

WhatsApp_Image_2024-06-11_at_20.15.00.jpeg

"Gelateca do Saber" está presente no 22º SALIPI