A escritora Betina Costa e a professora Jasmine Malta em estande da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) no SALIPI
O Salão do Livro do Piauí deste ano começou e, mais uma vez, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) é o palco do evento, consolidando-se como parceira essencial para o sucesso do SALIPI em quase metade de sua história. Há uma década, o evento marca presença no espaço universitário, promovendo cultura e conhecimentos diversos.
A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) está presente no evento, destacando-se como um grupo responsável pela união, reconhecimento, resgate e empoderamento das mulheres que exercem a escrita como ofício profissional e criativo. Jasmine Malta, professora do curso de Letras Vernáculas da UFPI e atualmente primeira secretária da AJEB, destaca os objetivos do grupo: “Esta é uma entidade que procura dar visibilidade ao trabalho da mulher que pratica o exercício criativo da literatura, da escrita artística e da escrita literária”, afirma.
Jasmine também explica que, para fazer parte da entidade, basta residir no Piauí e ser maior de 18 anos. “Em relação à nacionalidade, a naturalidade não é um problema, o que precisamos é dessa residência no nosso estado. Pode-se trabalhar tanto com textos digitais, e-books, processos alternativos quanto com o livro impresso, seja jornalista ou qualquer outra mulher de exercício profissional”, diz.
A escritora Betina Costa, autora do livro “Universo Particular: Recortes de Um Despertar”, que já publicou também em obras coletivas jurídicas sobre cultura da paz e mediação, é uma das mais novas integrantes do grupo e traz sua visão sobre a importância de participar da entidade. “Quando iniciamos essa caminhada, toda a jornada é desafiadora e, como escritora, muitas vezes não nos reconhecemos nesse papel que traz tanta diferença. Traz tanta expressão tanto para nós quanto para o nosso público. Participar da AJEB vai exatamente ao encontro do que precisamos para fortalecer nossa caminhada, nosso autoconhecimento e o conhecimento de outras pessoas que possam fortalecer a jornada, compartilhando ideias e histórias de como outras mulheres estão traçando suas trajetórias como escritoras, para que possamos trilhar nosso caminho de uma forma melhor”, destaca Betina.
Público pode conferir variadas obras no estande da AJEB
Neste ano, o estande da AJEB conta com os livros das escritoras associadas e uma programação que vai até o dia 15 de junho, a partir das 18h30, na Praça Assis Brasil, no Salão do Livro do Piauí. Com bate-papos e entrevistas, as escritoras terão a oportunidade de apresentar suas obras ao grande público, discutindo os temas que abordam, seus estilos próprios e os objetivos de sua escrita. O SALIPI está acontecendo no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI, e desde seu início tem atraído diversos públicos interessados em literatura e arte.