Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio participa de encontro, em Brasília (DF), para anúncio de verbas do Novo PAC

Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 10h02

WhatsApp_Image_2024-06-11_at_06.43.49.jpeg

Reitor Gildásio, ao lado de gestores das IFES, durante encontro com o presidente Lula para divulgação do novo PAC

Com intuito de fortalecer o orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e estreitar o diálogo entre dirigentes e o governo federal, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, esteve presente, na segunda-feira (10/6), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), para anúncio de recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desta forma, serão investidos R$ 5,5 bilhões para a criação de dez novos campi, espalhados pelas cinco regiões do país, e melhorias na infraestrutura de todas as 69 universidades federais. Também serão repassados recursos para 31 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), sendo oito novos.

De acordo com o Reitor Gildásio Guedes, as universidades federais receberão aproximadamente 279,2 milhões e os Institutos Federais 120,7. As verbas são necessárias para continuar com a manutenção das IES. Os demais recursos são do Plano de Aceleração (PAC) e para bolsas. “O acréscimo ao orçamento representa um alívio, no que diz respeito ao funcionamento da nossa Universidade, para a compra de suprimentos e custeio de equipamentos em salas de aulas e laboratórios, essenciais com o intuito de ensino e prática dos estudantes”, enfatiza.

Ainda segundo o professor Gildásio Guedes, os recursos advindos do Programa também são voltados para o retorno de obras que estavam paralisadas, além de proporcionar novos projetos de construção. “Nesse sentido, queremos dar sequência com a expansão da UFPI, ofertando o ensino, pesquisa e extensão de excelência para a nossa comunidade. Por isso, nós gestores das IFES seguimos na luta para obter mais fundos orçamentários”, acrescenta.

Orçamento - Além dos investimentos em obras, as universidades federais serão beneficiadas com a ampliação de R$ 400 milhões do orçamento para custeio de despesas das instituições federais de ensino. Em maio de 2024, o Ministério da Educação já tinha feito uma recomposição do corte realizado no orçamento, no valor de R$ 347 milhões, sendo R$ 242 milhões para as universidades e R$ R$ 105 milhões para os institutos federais.

A nova suplementação será de R$ 279 milhões para as universidades, que terão um total de R$ 6,38 bilhões para custeio após a ampliação do orçamento. Para os institutos, a ampliação é de R$ R$ 120,7 milhões, com orçamento para custeio chegando a R$ 2,72 bilhões. Esse repasse será destinado ao funcionamento e manutenção das instituições, podendo ser utilizado em gastos, por exemplo, com contratos terceirizados, serviços concessionários (água, energia, etc.) e manutenções e reparos de estruturas.

*Com informações de Governo Federal