Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SALIPI 2024: Livro que aborda intersecções entre arte e política no Ocidente é divulgado no Bate-Papo Literário

Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 10h03

teatro_e_censura-2.jpg

Professor Francisco de Assis do Nascimento disserta sobre a obra "Teatro & Censura: intersecções entre arte e política no Ocidente’’

Em mais uma noite de bate-papos enriquecedores na 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), o professor do Curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Francisco de Assis de Sousa Nascimento, lançou na noite da segunda-feira (10), o livro "Teatro & Censura: intersecções entre arte e política no Ocidente’’. A coletânea, que é fruto de um trabalho de pesquisa desenvolvido pelo grupo “História, Música, Teatro e Estética”, conta com a organização da professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Kátia Paranhos; e do professor do Curso de História do Campus de Picos, Ronyere Ferreira Silva.

O professor Francisco de Assis do Nascimento conta sobre o processo de desenvolvimento do livro. “A coletânea aborda a experiência de censura vivida no Brasil, não apenas durante as ditaduras de Getúlio Vargas e a ditadura militar, mas também trata do processo de autocensura nas práticas teatrais, que eram desenvolvidas com uma perspectiva educativa. Então, é uma coletânea que se propõe a desvendar todas as experiências de censura que ocorrem de forma muito específica no campo do teatro", afirma.

Ainda segundo o docente, o lançamento do livro convida a uma ampla reflexão sobre a importância de promover pesquisas que contribuam para a promoção de princípios democráticos. “É, de fato, uma obra aplicada e desenvolvida com a preocupação de que todos nós – historiadores, poetas e escritores acadêmicos – pensemos seriamente na promoção do viés democrático e contribuamos para que a sociedade cultive valores importantes, como democracia, justiça e equidade. Por meio dessa reflexão, podemos viver de forma mais harmônica”, frisa.