Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SALIPI 2024 começa hoje no Espaço Rosa dos Ventos; edição marca 10 anos de parceria da UFPI e Fundação Quixote

Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2024, 15h12

get_2.jpg

A maior festa literária do estado, o 22º Salão do Livro do Piauí (SALIPI), inicia hoje, 7 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos, Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), em Teresina. A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Fundação Quixote, realiza o evento há uma década. Com o tema “A Leitura é um estado de graça”, a feira seguirá até o dia 16 de junho.

Com a expectativa de receber um público superior a 200 mil pessoas, o SALIPI oferecerá, além da tradicional venda de livros, diversas apresentações culturais, exposições, lançamentos literários e palestras. Chico César e Zeca Baleiro serão as atrações principais para o encerramento do evento. O show, intitulado "Ao Arrepio da Lei", está marcado para o último dia do SALIPI, 16 de junho, às 20h, no Palco Marcus Peixoto.

Neste ano, o evento contará com aproximadamente 100 estandes distribuídos pelas suas arenas, incluindo o Salipinho (programação infantil), Bate-Papo Literário, Estação Letras e Expressões, Seminário Língua Viva, entre outras atividades. Em 2024, o SALIPI homenageará a jornalista e biblioteconomista Graça Targino, docente do departamento de Comunicação Social da UFPI por mais de 30 anos e uma das responsáveis pela estruturação do sistema de bibliotecas da universidade.

O SALIPI também contará com o lançamento de livros de mais de 50 autores, entre eles Luzinete Fontenele, Evaldo Oliveira, Gracivalda Albano, Marcus Pierre de Carvalho Baptista, Jurandir Gonçalves Lima, Margareth Torres de Alencar Costa, Enéas do Rêgo Barros, Eduardo Marandola Júnior, Tamaris Gimenez Pinheiro, Fábio Soares da Paz, Pedro Vilarinho Castelo Branco, Vinícius Barreto, Francisco de Assis de Sousa do Nascimento, Nilsângela Cardoso Lima, Júlio Gonçalves e Sá e Catalina Hynes.

A Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) também estará presente. Nesta edição, serão lançados oficialmente 20 livros. A divulgação de cada título ocorrerá nos dias 12 e 13 de junho. As obras estarão à venda na Livraria Monsenhor Melo e disponíveis gratuitamente em formato de e-book no site da editora. Acesse o site aqui.

SALIPI na UFPI

Desde 2014, o SALIPI acontece no Espaço Rosa dos Ventos, em Teresina, sendo o local que mais abrigou edições do salão desde seu surgimento em 2003. Em parceria com a UFPI, a Fundação Quixote também realiza salões regionais de livros, como o Salão do Livro de Valença do Piauí (SaLiVa), o Salão do Livro de Parnaíba-PI (SaLiPa) e o Salão do Livro de Bom Jesus (SaLiBom), realizado no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus.

Para conferir a programação completa, acesse salipi.com.br.