Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colégios Técnicos de Teresina e Bom Jesus realizam aplicação de exame da OBMEP

Colégios Técnicos de Teresina e Bom Jesus realizam aplicação de exame da OBMEP

Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2024, 10h54

WhatsApp_Image_2024-06-06_at_10.43.41.jpeg

Realização da prova no Colégio Técnico de Teresina (CTT)

No dia 4 de junho, foi realizada a prova da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Mais de 20 mil alunos participaram da prova, representando 45 mil escolas em todo o Brasil. Os Colégios Técnicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) não poderiam ficar de fora dessa grande celebração da Matemática. As provas foram aplicadas simultaneamente nos Colégios Técnicos de Teresina e de Bom Jesus, sob a coordenação dos professores Expedito Henrique Ulisses Pereira e Egnilson Miranda de Moura, respectivamente.

Para o professor Expedito Henrique, do Colégio Técnico de Teresina, é muito importante esse incentivo aos alunos, pois isso os ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a disciplina, e, consequentemente, eles conseguem transformar a realidade da comunidade em que estão inseridos.

Segundo o professor Egnilson Moura, do Colégio Técnico de Bom Jesus, a OBMEP é o maior projeto de olimpíadas do mundo, sendo aplicada na UFPI desde 2005, e os Colégios sempre têm medalhistas.  "O CTBJ sempre participou desse projeto, contando com o apoio da gestão e integrando-o ao calendário acadêmico. Já recebemos diversas medalhas e menções honrosas. Temos um professor que prepara os alunos para as provas e alavanca o ensino de Matemática em nossa escola”, acrescentou.

A 1ª fase da OBMEP de 2024 nos Colégios Técnicos da UFPI contou com a participação de um grande número de alunos e, segundo os coordenadores do projeto, há a possibilidade de medalhistas este ano.

O medalhista olímpico William Ryan do Rego Benfica, do Colégio Técnico de Teresina, comentou: “A OBMEP é extremamente importante pois, além de preparar e estimular os alunos no campo da Matemática, também incentiva a expansão dos seus conhecimentos. Além disso, ela abre portas para os alunos, oferecendo oportunidades como renda financeira, bolsas de estudos, vagas em universidades, viagens e conhecimento. A OBMEP me deu o título de aluno olímpico e acredito que ela garantirá o meu futuro. Com ela, a minha vida foi, é, e será mais fácil.”

A aluna, Emanuela Vieira de Sousa, que recebeu menção honrosa na 18ª OBMEP, expressou a importância da Olimpíada para ela e para outros alunos do CTBJ: "A OBMEP é de grande importância, tanto para mim quanto para a escola. É uma excelente oportunidade de adquirir novos conhecimentos e ganhar oportunidades acadêmicas. Estou muito feliz por ter participado e honrada pelo reconhecimento. Acredito que a OBMEP seja uma grande oportunidade para todos os alunos e escolas do nosso país."

WhatsApp_Image_2024-06-06_at_10.47.41.jpeg

Alunos agraciados com menção honrosa

Vale mencionar ainda, os alunos do CTBJ que se destacaram na 18ª OBMEP, recebendo menção honrosa, foram Celso Luiz Fernandes Diniz, Julia Kewry Santos de Freitas e Emanuela Vieira de Sousa.