Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do CTF/UFPI participam de visita técnica em empresa de apicultura de Picos (PI)

Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2024, 16h05

dbfcb13b-4251-4399-8ce9-276bfda156b7.jpg

Na quarta-feira (05), um grupo de 44 alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI) participou de uma visita técnica a empresas de apicultura na cidade de Picos (PI). Os estudantes, que cursam a disciplina de Apicultura, tiveram a oportunidade de conhecer de perto os processos de beneficiamento e exportação de mel, bem como a produção de cera alveolada.

A visita foi considerada muito proveitosa, oferecendo aos alunos uma experiência rica e prática, complementando o aprendizado teórico e ampliando a compreensão sobre o setor apícola.

52b6eb7d-9684-45bc-a8f6-ce57e9df1149.jpg

Segundo o professor Laurielson Alencar, que coordena a viagem há 16 anos, o objetivo é proporcionar aos alunos uma experiência prática fora da sala de aula. "A intenção é mostrar a eles um entreposto de mel, a usina de beneficiamento de cera alveolada e os processos que envolvem tanto o mercado interno, com produtos como mel fracionado e própolis, quanto o mercado de exportação", explicou. "Picos é reconhecida como a capital do mel, sendo um grande polo de produção, então é fundamental que os alunos conheçam essa realidade", acrescentou.

Os alunos visitaram entrepostos de mel que beneficiam o produto tanto para o mercado interno quanto para a exportação, além de uma unidade de beneficiamento e processamento de cera alveolada. O professor Laurielson destacou a importância de verem na prática o que aprendem na teoria: "Eles tiveram a oportunidade de ver, na Casa do Mel, no Colégio Técnico de Floriano, a colheita e extração do mel dos quadros, e aqui, em Picos, o beneficiamento no entreposto", disse.

bbf32519-c982-43e7-b4ad-6c10db9b263e.jpg

Jossandra Nascimento, bióloga e assistente de controle de qualidade da Mel Wenzel Indústria e Wenzel's Apicultura Importação e Exportação, frisou a importância de abrir as portas da empresa para instituições de ensino e pesquisa. "Temos a satisfação de mostrar um pouco sobre os processos de beneficiamento e processamento do mel, bem como os requisitos envolvidos no controle de qualidade de nossos produtos, que vão desde os produtores no campo até as prateleiras e o mercado externo", ressaltou.

A aluna Hilária Santana dos Santos enfatizou a importância da visita para sua formação. "A visita à empresa foi de fundamental importância para entendermos na prática todos os processos de entrada e exportação do mel. Vimos alguns parâmetros necessários para garantir a qualidade do mel e a fabricação da cera alveolada, o que é crucial dentro da apicultura. Foi uma experiência de grande magnitude para aprimorarmos nossos conhecimentos obtidos em aula, especialmente para aqueles que desejam evoluir nesta área”, finalizou.