Solenidade de abertura do 4ª ENQUIS
Teve início, na quarta-feira (5), o 4º Encontro Nacional de Química e Sustentabilidade (ENQUIS), sediado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento segue até sexta-feira (7) e conta com participantes de várias regiões do Brasil, que ministram palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos no Auditório Afonso Sena e nas salas do Centro de Ciências da Natureza (CCN).
Em seu pronunciamento, o reitor Gildásio Guedes afirmou que a Universidade está engajada em promover discussões sobre energias renováveis. “Recentemente, atuamos como correalizadores da CITE - Conferência Internacional de Tecnologia e Energias Renováveis, um evento realizado pelo governo do estado do Piauí, com a participação de universidades públicas, instituições estaduais e diversas entidades de todo o Brasil. Continuamos trabalhando nessa direção, com projetos já em andamento, e estamos determinados a fortalecer essas iniciativas", frisou.
Para o presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ) e professor da UFPI, Jean Carlos Catapreta, a UFPI sente orgulho em poder sediar um evento que trata sobre a sustentabilidade de novas tecnologias. “O 4º Encontro começou na quarta-feira e segue até a sexta-feira, 7 de junho. Ao longo desses dias, o público poderá presenciar renomados palestrantes e a exposição de pesquisas pertinentes sobre novas tecnologias, sustentabilidade e energias renováveis. Contamos com a participação de toda a comunidade acadêmica”, ressaltou.
O atual presidente da Associação Brasileira de Química do Piauí e anfitrião do evento, professor João Sammy Nery de Souza, declarou: "Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Nordeste e no estado do Piauí. Trazer este evento para a Universidade Federal do Piauí significa mostrar o quanto o Piauí é rico em potencialidades. Não só podemos aprender com os trabalhos dos outros estados, mas também mostrar o nosso próprio potencial para contribuir com o desenvolvimento do país. Este evento promove o desenvolvimento da ciência, tecnologia e suas aplicações em diversas áreas, desde o meio ambiente até a tecnologia, sempre com foco na química e sustentabilidade”, enfatizou.
De acordo com o conselheiro federal do Conselho Federal de Química, Jonas Comin Nunes, os profissionais da área da química têm um papel crucial nas questões ambientais e de sustentabilidade. “A importância de realizar esse evento dentro de uma universidade reside na necessidade de aproximar a esfera acadêmica dos profissionais que ingressam no mercado de trabalho. O tema discutido aqui é extremamente relevante e oportuno", disse.
O ENQUIS, promovido pela ABQ – Associação Brasileira de Química, é um evento anual com uma longa história. Este ano, o tema é "Entendendo a energia renovável na construção do hoje para o amanhã", alinhado com o desenvolvimento de fontes renováveis no estado do Piauí, que implanta usinas eólicas e outras fontes de energia.
Saiba mais sobre a programação aqui.