Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Participação da UFPI na CITER inclui experimentos interativos e divulgação científica

Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2024, 14h11

DSC_2193-10.jpg

Público pode acompanhar espaços interativos e experimentos científicos

Termina hoje (5/6) a Conferência Internacional de Energias Renováveis (CITER). A Universidade Federal do Piauí (UFPI), correalizadora do evento, manteve ao longo da programação um estande e espaços interativos, como o Planetário, Espaço Interativo da Física e Liga Acadêmica de Energia Solar. Nesse sentido, a CITER ocorre com o intuito de fomentar o diálogo entre diversos setores da sociedade, disseminando conhecimento sobre as inovações tecnológicas mais recentes no campo das energias renováveis, com foco especial no hidrogênio verde. Além disso, busca aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas e a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Acordo de Paris.

WhatsApp_Image_2024-06-04_at_17.03.06.jpeg

Reitor Gildásio Guedes em visita a CITER

Em visita a Conferência, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, reforça que a Universidade é uma grande contribuidora de estudos sobre energias renováveis no Piauí. "A UFPI reafirma o seu compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o futuro. Durante, a CITER estão expostos trabalhos que evidenciam o nosso corpo docente e discente altamente qualificado", enfatiza.

WhatsApp_Image_2024-06-05_at_14.08.29.jpeg

Da esquerda para a direita: o professor Albemerc Moura e o professor Alexandre Maciel

O assessor de Pesquisa e Inovação da UFPI e líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar, professor Albemerc Moura, foi um dos mediadores do evento e destacou o papel da Instituição na realização de uma das maiores conferências internacionais. “É o maior evento na área de energias renováveis do Piauí, e a UFPI está participando ativamente. Nós participamos de várias reuniões de organização e indicamos vários palestrantes, muitos dos quais são professores e pesquisadores da UFPI”, pontua.

O professor também enfatiza o compromisso da UFPI no fomento de pesquisas que visam cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A Universidade tem vários projetos nessa área, com várias ações, como a da Liga Acadêmica de Energia Solar, que levou energia solar para um abrigo de idosos. Mais recentemente, fizemos um projeto de escolas solares, implantando a temática 'Sol Luz do Sertão' em uma escola rural no município de Oeiras, com a publicação de um cordel de energia solar”, frisa.

Em sua fala, o professor Alexandre Maciel, atual coordenador de Infraestrutura de Pesquisa (CIP), ressalta a relevância do evento na promoção da divulgação científica. “Nós temos a participação do Planetário da UFPI e do Espaço Interativo da Física, mostrando diversos experimentos interativos. Você pode aprender sobre eletricidade e ótica, que são extremamente importantes para entender como a energia elétrica é gerada”, afirma.

Dentre os trabalhos apresentados na conferência, destaca-se o projeto de bombeamento de água idealizado pela Liga Acadêmica de Energia Solar Fotovoltaica (LASOL) da UFPI. A Liga Acadêmica, formada por alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFPI, atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao tema da energia solar. A iniciativa, que vem sendo desenvolvida desde 2019, utiliza energia solar para bombear água de poços para uso em comunidades rurais. O sistema inclui uma bomba que puxa água de um tanque com sensor para controle de nível.

DSC_2201-16.jpg

Estudante de Engenharia Elétrica, Lucas Vinícius

Lucas Vinicius, presidente da LASOL e discente do curso de Engenharia Elétrica, explica a importância social do projeto. “Esse sistema de verificação seria muito viável, já que o próprio morador da região não teria o conhecimento para operá-lo. O sistema realiza a verificação automática: se a caixa está vazia ou cheia, e, em caso de problema, ele mesmo faz o desligamento forçado e o racionamento da água”, afirma o estudante.

A CITER chega ao fim hoje com programação realizada no Centro de Convenções, em Teresina, e no Auditório da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). Para saber mais, acesse: https://www.citer.com.br/

Confira mais fotos:

DSC_2180-1.jpg