Lançamento de Livros da EDUFPI intensifica difusão de cultura e conhecimento no 22º SALIPI

WhatsApp_Image_2024-06-06_at_08.29.36_1.jpeg

Livraria Monsenhor Melo fica localizada no Espaço Rosa dos Ventos

Durante o Salão do Livro do Piauí de 2024, a ser iniciado nesta sexta-feira (7/6), a Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) irá lançar oficialmente 20 livros. O lançamento ocorrerá nos dias 12, quarta-feira, e 13, quinta-feira, deste mês. Os lançamentos de livros ocorrerão em formato físico, comercializados pela Livraria Monsenhor Melo (localizada no espaço Rosa dos Ventos do Campus Ministro Petronio Portella), e disponibilizados de forma gratuita em formato de e-book (livro digital) no site da UFPI.

WhatsApp_Image_2024-06-06_at_08.29.36.jpeg

Diretor da EDUFPI, Cléber de Deus.

Conforme declara o diretor da EDUFPI, o cientista político e professor Cléber de Deus, anualmente a EDUFPI marca presença no SALIPI com o objetivo de apresentar ao público a produção científica e literária publicada pela Universidade, como estímulo ao público para consumir o conhecimento produzido nos campi da UFPI. “A ideia da Editora Universitária é dar vazão à produção acadêmica realizada durante o ano. A ideia é contemplar teses de doutorado, dissertações de mestrado, e o conhecimento científico produzido por membros da Universidade”, afirma.

Durante o SALIPI de 2024, cada livro lançado através do selo da EDUFPI terá um momento para apresentação dos autores e debate junto ao público da feira. No evento, a EDUFPI se responsabiliza de apresentar ao público a literatura produzida neste ano atual e nos anteriores pela Universidade.

Na Livraria Monsenhor Melo serão comercializados kits promocionais de livros físicos para o público do Salão do Livro do Piauí. Segundo o diretor da EDUFPI, a importância da presença da Editora do evento é de apresentar a população piauiense e para quem eventualmente vier de fora a volumosa e crescente produção impressa e digital em conhecimento que a Universidade Federal do Piauí produz. “São livros em preços acessíveis e os e-books são distribuídos de forma gratuita. Temos livros infantis, história piauiense, física, história, biologia, libras, uma gama significativa de livros que são produzidos”, acrescenta o professor Cleber de Deus.

O Salão do Livro do Piauí é realizado anualmente pela UFPI em parceria com a Fundação Quixote, montando dezenas de estandes institucionais, para apresentação do conhecimento e da literatura produzidos no Piauí, e comerciais, para venda de livros de conteúdos diversos, dentre literatura, entretenimento, ciência, além de apresentações culturais e palestras com convidados. “É o principal salão de livro do estado, já na sua 22ª edição. Estarão presentes várias editoras do Piauí e de outros estados para mostrarem seu conteúdo publicado. Por isso, é muito importante a participação do público para difundir o conhecimento literário produzido e que o público venha a consumir, a fim de ampliar o nível de leitura da população”, conclui o diretor da Editora da Universidade.

SALIPI 2024

O Salão do Livro do Piauí de 2024 será a 22ª edição do evento e o décimo ano consecutivo em que é realizado em parceria com a UFPI. Todos os anos, o evento atrai milhares de leitores e convida escritores, artistas e pesquisadores locais, nacionais e estrangeiros. Neste ano, o evento contará com aproximadamente 100 estandes para locação das suas arenas, dentre o Salipinho (programação Infantil), Bate-Papo Literário, Estação Letras e Expressões, Seminário Língua Viva, dentre outras atividades. Na edição de 2024, o SALIPI será realizado em homenagem à jornalista e biblioteconomista Graça Targino, docente pelo departamento de Comunicação Social da Universidade por mais de 30 anos e uma das responsáveis pela estruturação do sistema de bibliotecas da UFPI.