Reunião no Salão Nobre da Reitoria
Com intuito de estabelecer o diálogo e acolher as demandas do movimento, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu, na segunda-feira (3/6), membros do comando de greve da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), além de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Entre as pautas debatidas estão a recomposição do orçamento das Instituições Federais e o reajuste salarial.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
Segundo o reitor Gildásio Guedes, a Administração Superior da Universidade está aberta para discutir as questões levantadas e reconhece a importância do movimento grevista como expressão democrática da comunidade acadêmica. “Em todo o Brasil, a greve dos servidores docentes e técnicos busca por melhorias nas Instituições de Ensino Públicas. Queremos avanços, como a recomposição do orçamento, para que possamos beneficiar os estudantes. Desta forma, foi realizada esta reunião de alinhamento para acolher as demandas solicitadas”, enfatizou.
Nesse sentido, o reitor Gildásio ressalta que será marcado de forma célere uma reunião com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX). “Em breve, encaminharemos as pautas levantadas para dar o desdobramento necessário, após o encontro com o comando de greve e representantes discentes”, acrescentou.
Para a presidenta da ADUFPI, professora Escolástica Santos, a reunião teve como propósito iniciar o primeiro contato com a Reitoria e apresentar as solicitações do movimento. “Estamos seguindo a conjuntura nacional na luta por melhores condições de salário dos servidores docentes e aumento no orçamento das Universidades e Institutos Federais. Progressos que irão refletir positivamente na qualidade de ensino, pesquisa e extensão”, destacou.
Na ocasião, também estiveram presentes a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Gomes; a Pró-Reitora de Administração, Evangelina Sousa; e o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Luiz Júnior.