Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudo da UFPI relaciona sintomas de ansiedade com evasão universitária

Estudo da UFPI relaciona sintomas de ansiedade com evasão universitária

Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2024, 08h56

WhatsApp_Image_2024-06-03_at_16.21.42.jpeg

Reunião com discentes para discussão de projeto na área da Enfermagem

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí desenvolvem a pesquisa “Evasão Universitária: Motivações Potenciais e a Relação com Depressão, Ansiedade e Estresse”. Sob a coordenação da professora do Departamento de Enfermagem, Márcia Astrês, o objetivo da pesquisa é analisar quais são os principais motivos que levam um estudante a desistir da sua jornada acadêmica.

Segundo os Indicadores de Fluxo da Educação Superior (2020), no campus Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí (CMPP/UFPI), no período de 2015 a 2019, identificou-se 27 cursos com índices de desistência acumulada (referente aos ingressantes que desistiram do curso no intervalo de tempo analisado) iguais ou superiores a 50%. Na grande área “Saúde e bem-estar”, os cursos de graduação, embora, tenham apresentado índices menores, os dados mostraram-se relevantes: Odontologia (35,4%), Nutrição (30,4%), Farmácia (30,2%), Enfermagem (29,3%) e Serviço Social (26,3%).

Grupo de Estudo da UFPI realiza roda aberta de conversa sobre Suicídio  nesta segunda

Professora do Departamento de Enfermagem, Márcia Astrês. Foto: Arquivo SCS/UFPI

De acordo com a professora Márcia Astrês, o projeto desempenha papel fundamental para a comunidade acadêmica. “É importante e oportuna a realização desse estudo e de novas pesquisas extensivas voltadas à atenção à saúde mental dentro dos contextos acadêmicos para a elaboração e aplicação de estratégias preventivas direcionadas ao bem-estar dos discentes, à permanência estudantil e ao enfrentamento à evasão universitária. Nesse sentido,  investir na formação dos alunos dos cursos de saúde significa qualidade no cuidado em saúde à população”, pontua.

WhatsApp_Image_2024-06-03_at_16.21.52.jpeg

Professora Márcia Astrês ao lado de estudantes que participam de projeto de pesquisa

Atualmente cursando Doutorado em Enfermagem, a discente Amanda Alves relata que a pesquisa é muito importante para uma maior compreensão da evasão universitária. “Precisamos considerar que não existe somente um fator que leve a essa situação, são motivações multidimensionais que podem estar relacionadas a questões institucionais, vocacionais, assim como às dimensões pessoais, emocionais e financeiras, dentre outros diversos aspectos. Então, precisamos entender os contextos aos quais os estudantes estão expostos e, a partir dessa análise, delimitar ações preventivas e efetivas para a retenção desses estudantes no ensino superior e a redução das taxas de abandono estudantil”, enfatiza.

Etapas do projeto

A ideia de pesquisa sobre a evasão universitária se tornou, na prática, um macroprojeto. Inicialmente, foi realizada a etapa quantitativa e atualmente está sendo conduzida a etapa qualitativa, para a melhor compreensão da análise situacional dos diferentes contextos motivacionais que podem levar o aluno a desistir do curso de Enfermagem. Em seguida, serão organizadas as propostas de intervenção que serão desenvolvidas em longo prazo, dentro do período estabelecido. Nesta etapa, serão utilizados recursos tecnológicos para a construção de uma estratégia educacional voltada à manutenção desse aluno na universidade.

A partir dos desfechos encontrados será elaborado um planejamento de propostas e a aplicação de estratégias preventivas que possam contribuir para a retenção universitária e para o combate à evasão no ensino superior. Também fazem da pesquisa os pesquisadores Eukalia Pereira da Rocha; Camylla Layanny Soares Lima - Mestras e Doutorandas pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem  (PPGEnf/UFPI), Kayron Rodrigo Ferreira Cunha- Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/UFPI), Iolanda Rodrigues Araújo Cardoso, João Paulo Barros Ibiapina; Ellen Barbosa Santos, Maria Edillayne de Assunção Silva, Nayana Duarte da Silva - Discentes do Curso de Graduação do  Departamento de Enfermagem- UFPI.