Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Referência em pesquisas e projetos na área de energias renováveis, UFPI é correalizadora da CITER
Início do conteúdo da página

Referência em pesquisas e projetos na área de energias renováveis, UFPI é correalizadora da CITER

Imprimir
Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2024, 11h36

portico copy copy copy copy copy copy copy 1

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é correalizadora da Conferência Internacional de Energias Renováveis (CITER), que acontece de 03 a 05 de junho, no Centro de Convenções e no Auditório da Assembleia Legislativa do Piauí, em Teresina. Professores, pesquisadores e estudantes da UFPI participam de diversas atividades do evento, que terá mesas-redondas, palestras e painéis. Como parte da programação, já foram realizadas atividades de educação ambiental, intervenção urbana e visitas técnicas. Também acontecerá dentro da CITER, a Conferência Estadual do Meio Ambiente.  

A UFPI vem desenvolvendo pesquisas e projetos que promovem discussões e motivam ações voltadas para a temática das energias renováveis e da sustentabilidade nos mais diversos espaços da Instituição, com o objetivo de contribuir com os estudos e propostas para a geração de energia sustentável e acessível no Brasil e no mundo. Além disso, oferta o "Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis", pelo Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD), que foi o curso mais procurado no Brasil em 2023. 

A participação da UFPI na CITER é dirigida pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), por meio da Coordenação de Infraestrutura de Pesquisa (CIP), coordenada pelo professor Alexandre Maciel.

WhatsApp_Image_2024-06-03_at_09.38.15.jpeg

Professor Alexandre Maciel

Em suas palavras, o professor Alexandre Maciel enfatiza que a participação da UFPI reforça o compromisso com a sustentabilidade e a inovação. “É com grande honra que a Universidade Federal do Piauí participa da 1ª Conferência Internacional de Energias Renováveis (CITER), que acontece a partir de hoje até quarta-feira. A UFPI, como maior Instituição de Ensino Superior do estado, desenvolve pesquisas na área de energias renováveis, além de desempenhar papel fundamental na divulgação científica com a publicação de artigos e a realização de eventos. Nesse sentido, desejo a todos uma conferência produtiva e inspiradora, marcando passo importante rumo a um futuro susentável”, destacou.

albemerc.png

Assessor de Pesquisa e Inovação da UFPI, professor Albemerc Moura

O assessor de Pesquisa e Inovação da UFPI e líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar, Albemerc Moura, vai mediar a mesa-redonda "Impacto Ambiental e Social da Transição Energética", além de  ministrar palestra. "A UFPI, através dos seus vários grupos de pesquisa, tanto na área de energias renováveis como de popularização da ciência, estará presente neste grandioso evento. Então, vamos juntos participar desse momento de debate para uma transição energética justa, sustentável e popular", frisou Albemerc Moura. 

Também será palestrante na CITER a professora Adriana Galvão, que coordena junto com o professor Alexandre Pires a startup incubada na UFPI "EcodryTec Tecnologias Renováveis para Desidratação de Alimentos". Ela vai dividir uma mesa com o professor Marcos Lira, diretor do Centro de Tecnologia da UFPI, tutor do PET – Engenharia Elétrica e reconhecido pesquisador na área de energias renováveis. Também são palestrantes os professores da UFPI, Marlucia Lacerda, Cláudia Adriana de Sousa Melo, Alexandre Miranda Pires dos Anjos, Mayra Fernandes Nobre, Antônio Bruno Vasconcelos Leitão e Gabriel Rocha Furtado 

A UFPI também estará presente em estratégias de popularização da ciência e vai levar para a CITER atividades do Planetário da UFPI, Espaço Interativo da Física, Liga Acadêmica de Energia Solar, dentre outras ações. 

Saiba mais sobre a CITER na página oficial do evento.

Fim do conteúdo da página