Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio participa de reunião da Rede de Universidades Federais do Nordeste (Rene) em Maceió (AL)

Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2024, 08h45

WhatsApp_Image_2024-05-28_at_18.23.20.jpeg

Reitor Gildásio durante evento da Rene em Maceió (AL)

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, esteve presente na reunião da Rede Nordeste (Rene) da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de maio na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, e no Polo de Inovação do Jaraguá. A ação foi liderada pela Coordenadora da Rene, Joana Angélica Guimarães da Luz, Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A proposta da reunião é colocar em pauta as instituições do Nordeste, bem como, buscar saídas para enfrentar a crise econômica, além de discutir projetos que envolvem Ciência, Tecnologia e Internacionalização. “Neste encontro de Reitores aqui em Maceió, nós voltamos a discutir o orçamento das universidades e uma rede em conjunto com a Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) , de forma a ajudar todas as universidades do Nordeste e todas as brasileiras que estão em situações difíceis", afirma o Reitor Gildásio Guedes.

A programação nos dois dias contou com a participação de Reitores, e outros gestores das instituições envolvidas. Também se fizeram presentes no evento e nas mesas de debate, o embaixador Lineu de Paula, chefe do Escritório de Representação na Região Nordeste, do Ministério das Relações Exteriores; o Secretário de Ciência e Tecnologia de Alagoas, Sílvio Bulhões, presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti); o Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes; o Reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Odilon Máximo de Moraes, presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

O Reitor da UFPI destaca, ainda, a importância da realização do evento que tem como um dos objetivos chamar a atenção do Governo Federal para a liberação de mais recursos e a elaboração de melhorias necessárias. "Estamos procurando sensibilizar o Governo Federal, com todas as suas autoridades, para liberar mais recursos, porque senão nós vamos chegar no segundo semestre sem condições de fazer o operacional do dia a dia na maioria das universidades. É um trabalho conjunto. Temos que trabalhar, sensibilizar para obter novos recursos, tanto de capital quanto de custeio", pontua.

Durante o evento, as universidades também tiveram a oportunidade de apresentar as boas práticas que estão desenvolvendo, como o trabalho coletivo e o compartilhamento nas contratações: a experiência do Fórum de Compras e Licitações da Ufal, apresentado pelo servidor Edson Lima, coordenador de Administração, Suprimentos e Serviços, da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst); a proposta de Educação a Distância da UFSB, com a Reitora Joana Angélica; e a cooperação internacional entre as universidades federais nordestinas e a África, com a participação, por videoconferência, do cônsul do Brasil na África do Sul, Luiz Felipe Pereira.

WhatsApp_Image_2024-05-28_at_18.23.20_1.jpeg